Professor betinense conquista a 1ª Copa Internacional de Capoeira | O TEMPO Betim
 
CAMPEÃO

Professor betinense conquista a 1ª Copa Internacional de Capoeira

Competição foi disputada no Rio de Janeiro, no último domingo (21)

Por Cledemar Duarte

Publicado em 24 de abril de 2024 | 14:07

 
 
Betinense superou grandes professores de capoeira do Brasil e do exterior Betinense superou grandes professores de capoeira do Brasil e do exterior
normal

Símbolo de resistência e da cultura afro-brasileira, a capoeira já foi considerada crime no país, após o período de abolição da escravatura. Apenas em 1937 a prática deixou de constar no Código Penal Brasileiro. Com o fim da proibição, as rodas de capoeira foram se espalhando por todos os Estados brasileiros. No ano 2000, por meio de um projeto social na cidade de Mateus Leme, o jovem Ernane Correia conheceu a modalidade. Após 24 anos, o Professor Lampião, como é conhecido hoje, conquistou a 1ª Copa Internacional de Capoeira, realizada no Rio de Janeiro, no último domingo (21).

“O pessoal já me acompanhava nas redes sociais e surgiu o convite para participar da 1ª Copa Internacional. Pra mim foi uma sensação maravilhosa. Quem é capoeirista sabe a dificuldade que é. Infelizmente, temos pouco apoio. É uma emoção muito grande ser reconhecido internacionalmente. Essa conquista é muito importante para a capoeira de Betim, e para mim, em especial, é um sonho realizado”, conta o professor e campeão de capoeira.

“Com a vitória, fui selecionado para o VMB (Volta do Mundo Bambas), o maior espetáculo de capoeira do mundo, que deve acontecer nos próximos meses. A conquista representa a valorização da nossa arte e da nossa cultura. Estou muito feliz e emocionado. Uma sensação única”, completa Correia.

Outra atividade importante do campeão é atuar na formação de outros atletas. Correia é professor de educação física e idealizador do projeto Capoeira na Praça, uma iniciativa que oferece gratuitamente aulas na Praça do Encontro, na região Central de Betim, toda terça e quinta, em dois períodos: às 7h e às 19h. “A capoeira é um esporte que resgata vidas e contribui na socialização das pessoas. Já desenvolvi muitos projetos na cidade de Betim. Hoje, tenho minha turminha na praça, são adolescentes, crianças, mulheres, homens e idosos. Estamos lá firmes e fortes”, destaca.

Título internacional

Na conquista do último fim de semana, cerca de 200 atletas de várias cidades brasileiras, além de representantes de outros países, estiveram presentes na primeira edição da Copa Internacional de Capoeira.