Uma nova abordagem para o RH médico da saúde | O TEMPO Betim
 
NOVIDADE

Uma nova abordagem para o RH médico da saúde

A Secretaria Municipal de Saúde está implementando uma nova estratégia para a contratação de pessoas jurídicas médicas

Por Heron Guimarães

Publicado em 28 de março de 2024 | 08:42

 
 
Medida será positiva para usuários e profissionais Medida será positiva para usuários e profissionais Foto: Freepik/Divulgação
Heron Guimarães
Colunista de Opinião
Colunista de Opinião
Heron Guimarães Heron Guimarães
aspas
normal

Depois de muita conversa, análises e estudos, a Secretaria Municipal de Saúde está implementando uma nova estratégia para a contratação de pessoas jurídicas médicas (PJs) com o objetivo de aprimorar o atendimento nas unidades médicas e hospitalares da rede municipal.

Anteriormente intermediada por organizações sociais, agora a contratação ocorrerá por meio de um credenciamento direto, estabelecendo contratos de trabalho entre a municipalidade e as pessoas jurídicas dos médicos através de suas empresas.

Uma das principais vantagens desse novo modelo é a eliminação da intermediação, permitindo a contratação direta dos prestadores de serviços. Além disso, comparando-se com o modelo anterior – com organizações sociais e empresas terceirizadas –, agora haverá uma redução significativa no prazo de pagamento pelos trabalhos prestados, o que promoverá uma maior agilidade financeira para os profissionais.

A gestão tende a ganhar em qualidade, com mais transparência e imparcialidade nas contratações, além de foco nas linhas de cuidado estabelecidas. A ausência de intermediários também proporciona uma economia substancial para a cidade, resultando em maior eficiência na alocação de recursos e, consequentemente, em melhorias palpáveis no atendimento aos usuários e valorização dos próprios profissionais.

Outro aspecto relevante é a segurança jurídica oferecida aos médicos, uma vez que o contrato é estabelecido diretamente com a municipalidade, reduzindo o risco de inadimplência e garantindo condições mais estáveis de trabalho.

Em suma, a mudança na estratégia com a contratação das PJs reflete um compromisso com a melhoria contínua do sistema de saúde. Ao se eliminar a intermediação, promovem-se transparência e eficiência. Com isso, a Secretaria de Saúde está direcionando esforços para oferecer um atendimento de maior qualidade e acessibilidade aos usuários das unidades médicas e hospitalares de toda a rede municipal. É evidente que a fase de transição irá exigir muita parcimônia de todos os envolvidos, mas o compromisso sempre será com um ambiente mais sadio de trabalho e com o usuário final.