Filiação ao União Brasil | O TEMPO Betim
 
POLÍTICA REPRESENTATIVA

Filiação ao União Brasil

Uma escolha que se baseia na representação do equilíbrio ideológico e na capacidade de trânsito em diversas instâncias políticas

Por Heron Guimarães

Publicado em 23 de abril de 2024 | 09:26

 
 
Partido é o que mais cresce no país e o maior de Betim, com quatro vereadores na Câmara Municipal Partido é o que mais cresce no país e o maior de Betim, com quatro vereadores na Câmara Municipal Foto: Reprodução da internet
Heron Guimarães
Colunista de Opinião
Colunista de Opinião
Heron Guimarães Heron Guimarães
aspas
normal

Após alguns anos afastado de filiação partidária, decidi me ligar novamente a um partido político. Minha jornada teve início ainda na adolescência, no início dos anos 90, por meio do Partido dos Trabalhadores (PT), influenciado por amigos e professores, além de deputados que hoje considero como amigos. Eram ideais diferentes e uma ideologia que, por minha parte, chegava a ser ingênua.

Com o tempo, percebi uma mudança nos conceitos do partido e no meu próprio pensamento. Compreendia que a minha perspectiva de vida e minha compreensão do mundo exigiam novos rumos, reconhecendo que o tempo que passei como militante me engrandeceu, sobretudo nos estudos voltados para a compreensão histórica de nossa realidade. 

A busca pela democracia aliada à preocupação social me levou a considerar outras opções. Após colaborar com o então prefeito Carlaile Pedrosa, na condição de assessor, e integrar a equipe do atual prefeito de Betim, Vittorio Medioli, no PSDB, decidi me unir a esse outro partido. 

No entanto, depois de deixar a prefeitura e minhas atividades governamentais, optei por me manter afastado da política partidária devido à profissão de jornalista e ao fato de ter me tornado diretor executivo de uma empresa de comunicação. 
Agora, como pré-candidato a prefeito de minha cidade e representante do grupo de Vittorio Medioli, retomo minha atividade partidária. 

Não por acaso, escolhi o União Brasil. Essa escolha se baseia no fato de esse partido representar um equilíbrio ideológico e pela capacidade de transitar em diversas instâncias políticas, pois entendo que a cidade necessita do apoio de todos os espectros, sejam nos campos das ideias ou nas instâncias de poder, como os governos federal e estadual, hoje administrados por vieses bastante distintos e antagônicos. 

O apoio e a segurança recebidos de pessoas íntegras e notórias como o presidente do UB em Minas, o deputado federal Marcelo Freitas, e o ex-deputado e secretário de Estado Bilac Pinto reforçam minha confiança no partido, que se destaca por buscar alternativas viáveis, gestões eficientes e soluções reais para os desafios enfrentados pelo país e por nossa cidade. 

Minha decisão não leva em conta simplesmente a disputa eleitoral que se aproxima, mas a possibilidade concreta de criar um vínculo efetivo com a afiliação que seja capaz de trazer para Betim um espaço de liderança, com vistas a uma representatividade ainda maior para Betim. 

União Brasil, o partido que mais cresce no país, é também o maior de nossa cidade, com cinco vereadores e um grupo de pessoas notáveis que vão transformar a atividade dentro de uma legenda em resultados importantes para o futuro de nosso município e seus munícipes.