Adesão à vacina contra a dengue segue baixa | O TEMPO Betim
 
TEMPO RUIM

Adesão à vacina contra a dengue segue baixa

Entre sexta (11) e a última quarta-feira (17), apenas 7,6% do público-alvo foi imunizado no município

Por Tempo Ruim

Publicado em 22 de abril de 2024 | 09:00

 
 
Vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h Vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h Foto: Douglas Magno/O TEMPO
Tempo Ruim
Colunista de Opinião
Colunista de Opinião
aspas
normal

Tempo ruim para a adesão a vacinação contra a dengue em Betim, que está baixíssima, mesmo com os esforços da prefeitura na convocação do grupo alvo, que são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Entre sexta (11) e a última quarta-feira (17), 607 das 7.973 doses da vacina Qdenga enviadas ao município pelo Ministério da Saúde foram aplicadas, ou seja, apenas 7,6% do público-alvo. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. 

Tempo ruim para o governo de Minas, que mesmo diante dos apelos dos municípios mineiros, não cedeu aos pedidos feitos pelas prefeituras de incluir o número de alunos nos critérios da nova distribuição do ICMS da Educação. Só em Betim, a perda anual com a nova repartição do tributo pode chegar a R$ 74 milhões. Diante disso, Betim protocolou na semana passada uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo para ingressar como parte interessada na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pelo PCdoB contra a medida do Estado. 

Tempo ruim para os casos de violência e os crimes cometidos contra as pessoas idosas. Na mesma semana em que o caso "Tio Paulo" - em que um idoso de 68 anos foi levado morto a uma agência bancária em Bangu, no Rio de Janeiro, pela sobrinha, para tentar fazer um empréstimo - tomou repercussão nacional, um idoso também foi vítima de extorsão em Betim. Dois homens foram presos pela Guarda Municipal depois de eles serem flagrados forçando o senhor a sacar dinheiro em um banco da cidade.