Eleições: partidos que apoiam Medioli somam quase 14 mil filiados em Betim | O TEMPO Betim
 
FORÇA POLÍTICA

Eleições: partidos que apoiam Medioli somam quase 14 mil filiados em Betim

Treze siglas definiram aliança com Heron Guimarães (União Brasil), nome indicado pelo prefeito na corrida eleitoral

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 26 de abril de 2024 | 12:15

 
 
No ranking do número de correligionários por legenda na cidade, PT lidera, com 3.060 filiados, seguido do Democracia Cristã, com 2.332, e do União Brasil, com 2.192 No ranking do número de correligionários por legenda na cidade, PT lidera, com 3.060 filiados, seguido do Democracia Cristã, com 2.332, e do União Brasil, com 2.192 Foto: Rubens Cavallari/Folhapress
normal

Faltando pouco mais de cinco meses para as eleições municipais, as alianças dos partidos políticos do município em torno dos nomes que vão disputar a majoritária em Betim começam a ganhar contornos e apontam os grupos que têm mais força e popularidade.

Dados do Tribunal Regional Eleitoral em Minas (TRE-MG) levantados por O Tempo Betim após o fim do prazo das filiações partidárias, mostram que os 13 partidos da base do governo de Vittorio Medioli (sem partido), que já declararam estar alinhados em torno da pré-candidatura do jornalista Heron Guimarães (União Brasil) à corrida pela prefeitura, acumulam, juntos, 13.989 filiados. São eles: PL, Republicanos, PP, PSB, PCdoB, PDT, Democracia Cristã, MDB, Avante, Solidariedade, federação Cidadania e PSDB, e União Brasil. 

PV e PT, partidos de oposição à atual administração, somam, juntos, 3.498 filiados, conforme o TRE-MG. Podemos, sigla que deve lançar o empresário Weliton Sandro de Abreu, o Sapão, à disputa pela prefeitura, possui 1.145 correligionários. Mobiliza, partido que tem o administrador Pedro Moura como nome que deve sair à disputa, angariou 423 filiados neste pleito. Rede, com o pré-candidato Emanuel Belém, tem 209 filiados.

No ranking geral, o PT fica em primeiro lugar na lista como legenda com maior número de filiados, totalizando 3.060 correligionários. Democracia Cristã ocupa a segunda posição na listagem, contando com 2.332 filiados. Logo em seguida vem o União Brasil, que totaliza 2.192 integrantes no município. Rede, PCB e PMB são as legendas com menor número de filiados em Betim, contando com 209, 20 e 12 correligionários, respectivamente.

Indicador de popularidade

O número de filiados dos partidos, embora não seja o único critério determinante em um contexto eleitoral, destaca-se como um indicador importante para medir a popularidade e o nível de engajamento de um partido político. De acordo com o cientista político e professor da UFMG Camilo Aggio, a filiação reflete o envolvimento dos eleitores e a participação em debates públicos, dentro e fora das plataformas digitais.

“O número de filiados pode ser um bom indicativo do quão bem-sucedido ou malsucedido um partido está sendo no jogo político eleitoral. A filiação nos permite concluir que as pessoas estão mais engajadas com relação ao que aquele partido representa e certamente mais engajado em candidaturas relacionadas a determinado partido. Isso significa, portanto, não apenas fazer propaganda, mas se envolver em debates públicos, principalmente hoje, nos meios digitais, e, assim, ajudar a alavancar certas candidaturas”, afirma Aggio.

Com Mariana Cavalcanti