METODOLOGIA

Episódio 11 aborda a história das APACs e o novo olhar sobre a reinserção social

Renata Rachid e Anderson Lúcio contaram histórias sobre a metodologia de recuperação de pessoas em cumprimento de pena

Por Marcio Antunes

Publicado em 19 de setembro de 2024 | 13:57

 
 

O 11º episódio do Betim Cast – Diálogos do Cotidiano recebeu dois convidados especiais no último dia 17 de setembro. A advogada Renata Rachid, diretora, e Anderson Lúcio, ex-recuperando e atual inspetor da unidade, compartilharam suas experiências e o impacto da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) na recuperação e reintegração de pessoas privadas de liberdade.

Transmitido ao vivo pelo canal oficial do jornal O Tempo Betim no YouTube, o episódio, mediado pelos jornalistas Sara Lira e Márcio Antunes, e com a apresentação de Karlão do Povo, abordou a trajetória das APACs no Brasil, desde sua fundação em 1972, até a chegada desse modelo de ressocialização em Minas Gerais.

Renata Rachid destacou como foi a luta para trazer a metodologia para Betim, enfrentando desafios administrativos e conquistando o apoio da prefeitura para a construção da unidade.

Durante a conversa, Anderson Lúcio trouxe um depoimento impactante sobre sua própria experiência. Ele relatou sua trajetória no sistema prisional comum e como sua vida mudou ao ingressar na APAC de Santa Luzia.

Após cumprir parte de sua pena em presídios tradicionais, Anderson encontrou na APAC a oportunidade de recomeçar. Sua reintegração foi completa com a conclusão do curso de Direito e a aprovação no exame da OAB, além de seu atual trabalho na APAC Betim, onde atua como inspetor e advogado.