Em agosto, o movimento das tardes na Escola Municipal José Salustiano Lara, em Betim, ganhou outro ritmo. Entre os dias 5 e 18, o espaço recebeu o programa “Partiu Trabalho 2”, que levou aos jovens da cidade oficinas de artes cênicas voltadas para a preparação para o primeiro emprego.
A iniciativa, gratuita e direcionada a adolescentes a partir de 13 anos, foi desenvolvida pelo Grupo Komedi e contou com patrocínio da Brembo, multinacional italiana referência mundial em sistemas de freios de alto desempenho.
A proposta foi unir práticas artísticas e pedagógicas para estimular competências fundamentais no início da vida profissional, como comunicação, integração em grupo e improviso diante de situações inesperadas. O programa itinerante teve foco na rede pública de ensino e em comunidades.
As atividades reuniram uma turma de 30 alunos da rede pública e de comunidades próximas, que participaram de dez aulas, cada uma com 90 minutos de duração. O conteúdo foi organizado em quatro módulos: Comunicação e Expressão Corporal; Prática do Improviso; Integração e Trabalho em Equipe; e Cenografia e Organização Cênica.
Durante as oficinas, os estudantes foram convidados a explorar a linguagem artística como ferramenta para organização, expressão e convivência em grupo. Além do contato com técnicas cênicas, o projeto abriu espaço para reflexões sobre comportamento, criatividade e melhores práticas para ingresso no mercado de trabalho.
A cada encontro, as dinâmicas buscaram aproximar os jovens de situações que poderiam enfrentar no ambiente profissional, estimulando desde o raciocínio rápido até a capacidade de atuar de forma colaborativa.
No encerramento da programação, os participantes subiram ao palco em um espetáculo aberto a familiares e à comunidade. A apresentação reuniu o resultado do aprendizado em cena, mas também simbolizou a construção de vínculos e o fortalecimento da autoestima dos jovens envolvidos.
O “Partiu Trabalho 2” foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Odin Cultura Entretenimento e Publicidade, apoio da Komedi e Sancell, patrocínio da Brembo e apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.
A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades.
Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
*Conteúdo produzido pelo #OT360 de inteira responsabilidade do anunciante