Conteúdo Patrocinado

Dia do Meio Ambiente: para onde vai seu resíduo?

Neste ano, o tema é o combate à poluição plástica, que causa impactos prejudiciais à saúde, à economia e ao ecossistema; conheça e aplique o princípio dos 3Rs

Publicado em 05 de junho de 2023 | 09:51

 
 
Dados. Brasil é um dos países que menos recicla resíduos plástico: o percentual é de apenas 1,2%. Dados. Brasil é um dos países que menos recicla resíduos plástico: o percentual é de apenas 1,2%. Foto: Reprodução
normal

Em uma era em que a rotina acelerada faz com que as pessoas recorram à praticidade em todos os aspectos possíveis, o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na próxima segunda-feira (5), é uma boa oportunidade para refletir sobre a sobrecarga do planeta, principalmente no que tange à poluição plástica: uma ameaça que afeta todas as comunidades ao redor do mundo e que virou tema da campanha mundial neste ano: ‘o combate à poluição plástica’.

Afinal, você sabe para onde vai o resíduo plástico que você produz? De acordo com a ONU, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano em todo o mundo, e metade é projetada para ser usada apenas uma vez.

Um estudo realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) mostra que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduo plástico do mundo, logo atrás dos Estados Unidos, da China e da Índia. O país também é um dos que menos reciclam esse tipo de resíduo: só 1,2%. 

É possível, em pequenas ações no dia a dia, transformar esse cenário, seja dentro de casa, seja nas empresas ou mesmo na vida em comunidade. Uma solução simples e muito utilizada em todo o mundo é o princípio dos 3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. 

O que você está consumindo? Você realmente precisa disso? Existem alternativas mais sustentáveis para essa necessidade? Para colocar o princípio em prática essas perguntas são essenciais, uma vez que é importante estar atento para reduzir o consumo de plástico ao máximo, reutilizar produtos e materiais enquanto puderem ser reutilizados e, por último, reciclar aqueles que tiverem chegado ao fim de sua vida útil.

No universo corporativo também é possível aplicar os 3Rs, tanto nos processos dos setores administrativos, quanto nos operacionais. Localizada no Distrito Industrial Bandeirinhas, em Betim, na região metropoliana de BH, a Repet Soluções Ambientais atua há mais de dez anos na área da coleta e da destinação de resíduos industriais.

Além de recolher o resíduo, a empresa incentiva a conscientização ambiental dos funcionários por meio de palestras, teatros e cartilhas. E, assim, estabelece o princípio dos 3 Rs para que menos resíduo seja produzido na empresa

Como aplicar os 3R's em seu dia a dia

- Prefira produtos com maior durabilidade
- Leve a sua própria sacola para as compras
- Não desperdice alimentos;
- Prefira copos de vidro aos de plástico
- Reutilize embalagens de presente;
- Prefira as pilhas e baterias recarregáveis;­
- Faça a coleta seletiva em casa;
- Tenha uma garrafinha de água em mãos; 
- Desligue a TV e apague a luz quando sair;
- Não jogue lixo na rua;
- Encaminhe os resíduos para empresas recicladoras 

 

Conheça a Repet
Endereço: rua Cinco, 331, Distrito Industrial Bandeirinhas, Betim.
Telefones: (31) 3532-4536 ou (31) 3531-6005
Insta: @repet.brasil
E-mail: comercial@repetreciclagem.com.br
Site: repetreciclagem.com.br