Iniciativa foi aprovada na Lei de Incentivo Noemi Gontijo e se consolidou como um espaço de musicalização, inclusão e vivência coletiva
Foto: Brandon Santos
Iniciativa foi aprovada na Lei de Incentivo Noemi Gontijo e se consolidou como um espaço de musicalização, inclusão e vivência coletiva
Foto: Brandon Santos
O pré-Carnaval de Betim 2026 destaca a alegria da infância e a formação cidadã com o desfile do bloco Fraldinha do Avesso. Formado por crianças e adolescentes de Citrolândia, o grupo faz sua estreia oficial com identidade própria no domingo (8), às 10h, na praça São Cristóvão.
O Fraldinha do Avesso surgiu a partir da experiência do bloco Cueca do Avesso, que ao longo dos anos passou a atrair mais crianças para seus cortejos. A presença constante da garotada motivou a criação de um projeto específico, voltado a promover protagonismo, cuidado e formação cultural aos pequenos foliões.
A iniciativa foi aprovada na Lei de Incentivo Noemi Gontijo e se consolidou como um espaço de musicalização, inclusão e vivência coletiva, com ensaios regulares e participação ativa das famílias. Sob a regência de Daniel Venâncio, o bloco aposta no samba-reggae como linguagem musical para conduzir o desfile.
Diretora do Fraldinha do Avesso, Luara Luz destaca a preparação do grupo. “Eles ensaiam desde o ano passado e já têm vivência em outros carnavais. Vai ser muito bonito”, afirma.
Com cerca de 20 ritmistas mirins, o bloco leva para a avenida um enredo que reforça os direitos da criança, mostrando que o carnaval também pode ser espaço de educação, afeto e construção de futuro.
O bloco está com abadás à venda.