TARJA-PORTALFOLIAMOBILE
 
FOLIA

Crianças terão ações exclusivas no Pré-Carnaval de Betim 2026

Folia terá bloquinhos, o projeto Cãopanheiro, da Guarda Municipal, e atividades para os pequenos neurodiversos

Por O TEMPO

Publicado em 05 de fevereiro de 2026 | 23:30

 
 
Praça São Cristóvão, no bairro Angola, vai receber o primeiro Carnaval da Inclusão, no domingo (8), a partir das 9h Praça São Cristóvão, no bairro Angola, vai receber o primeiro Carnaval da Inclusão, no domingo (8), a partir das 9h Foto: Carolina Miranda

O Pré-Carnaval de Betim 2026 será, mais uma vez, também território da alegria infantil, com a participação dos bloquinhos Morangomelo, já tradicional na folia da cidade, e Fraldinha do Avesso, que estreia neste ano. Com versões especialmente pensadas para as crianças, os grupos desfilam no domingo (8), a partir das 10h, na Praça São Cristóvão, no bairro Angola.


Em um espaço confortável, seguro e ideal para que os pequenos aproveitem a folia com tranquilidade, o CarnaKids abre espaço para músicas infantis, brincadeiras e ações inclusivas, com atividades voltadas a crianças neurodivergentes. O primeiro Carnaval da Inclusão do município integra a programação oficial do evento e acontece neste domingo, a partir das 9h. 


A proposta foi pensada especialmente para crianças que não conseguem participar de atividades com grande aglomeração ou com excesso de estímulos sonoros. Ao longo da matinê na manhã deste domingo (8), o público contará com oficinas de confecção de adereços carnavalescos, atividades lúdicas, pintura facial, personagens recreativos, palhaços e outras atrações pensadas para estimular a criatividade e a convivência.


Um dos destaques da programação é a participação do projeto Cãopanheiro da Inclusão, realizado em parceria com o Canil da Guarda Municipal de Betim. A iniciativa oferece às crianças uma experiência leve e afetiva de interação com os cães, fortalecendo vínculos e promovendo sensações de acolhimento e bem-estar.


Zé Gotinha e Maria Gotinha

Também na Praça São Cristóvão, neste domingo (8), das 10h às 11h30, os personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha marcam presença no pré-Carnaval da cidade. Símbolos do Sistema Único de Saúde (SUS), eles vão levar alegria à criançada e reforçar, de forma lúdica e educativa, a importância da vacinação como proteção contra diversas doenças.


Sala do Aconchego

Entre os diferenciais do Carnaval da Inclusão está a Sala do Aconchego, que será montada na Biblioteca Pública Leonor de Aguiar Batista (rua do Rosário, 764, bairro Angola), também a partir das 9h. O espaço sensorial é destinado ao acolhimento de crianças que apresentam dificuldades de regulação emocional ou que necessitam de pausas ao longo do evento.


Com tapetes, pufes e outros elementos de conforto, a sala funcionará como um ambiente seguro para a reorganização sensorial, permitindo que as crianças retornem às atividades quando se sentirem preparadas. Durante todo o Pré-Carnaval de Betim, profissionais capacitados estarão presentes para orientar, acolher e apoiar crianças e famílias.

Campanha ‘Não é Não’, ações sociais e de combate às drogas e ao trabalho infantil estarão presentes na folia 

Para o Pré-Carnaval de Betim 2026, que deve reunir cerca de 30 mil pessoas no bairro Angola, a presença do respeito, da segurança e da conscientização precisa estar mais do que garantida. Por isso, durante os dois dias de folia no município, serão realizadas iniciativas voltadas ao enfrentamento da violência sexual contra as mulheres. 


Entre as ações previstas está a campanha “Não é Não”, do governo de Minas Gerais, já desenvolvida nas festividades dos dois anos anteriores. A iniciativa busca promover uma cultura de respeito e acolhimento às mulheres, garantindo que elas possam participar da folia com mais segurança, liberdade e dignidade.


Outra ação prevista é da Casa Jackeline, que, neste sábado (7) e no domingo (8), realizará ações de conscientização sobre a prevenção ao assédio contra a mulher, orientando foliões e reforçando a importância do respeito e da proteção em ambientes festivos.


Trabalho infantil

Paralelamente, será desenvolvida uma campanha de combate ao trabalho infantil, dialogando com a população sobre a importância da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Carnaval Consciente

Nesta sexta (6), será promovido o projeto “Carnaval Consciente – Se cuidar faz parte da festa”, com foco na prevenção do uso de drogas e do consumo abusivo de álcool durante o pré-Carnaval. A iniciativa busca orientar os foliões, incentivar atitudes responsáveis e contribuir para um ambiente mais seguro, saudável e acolhedor para todos.


Pessoas em situação de rua

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Pop) atuará com abordagens sociais voltadas às pessoas em situação de rua. Serão oferecidas orientações e encaminhamentos para a rede de proteção social do município.