Público estimado para a folia em 2026 é 50% superior ao que foi registrado na edição do ano passado, quando 21 blocos desfilaram pela rua do Rosário atraindo cerca de 20 mil pessoas
Foto: Carolina Miranda
Público estimado para a folia em 2026 é 50% superior ao que foi registrado na edição do ano passado, quando 21 blocos desfilaram pela rua do Rosário atraindo cerca de 20 mil pessoas
Foto: Carolina Miranda
A espera acabou! O pré-Carnaval de Betim acontece neste fim de semana e deve atrair cerca de 30 mil pessoas, segundo estimativas da administração municipal. É que, desta vez, a festa será ainda maior, levando 26 blocos para a rua do Rosário, no bairro Angola – em 2025, foram 21. Tanto no sábado (7) quanto no domingo (8), a folia terá início às 10h e se estenderá até as 22h – o último bloco de cada um dos dias começa a desfilar às 21h. Outra novidade é que, neste ano, o público mirim será contemplado com dois blocos infantis na praça São Cristóvão, no domingo, às 10h e às 11h – nas edições anteriores, era apenas um.
Em 2026, o pré-Carnaval terá ainda uma premiação inédita para os cinco blocos tradicionais com melhor desempenho. Segundo o presidente da Liga Carnavalesca de Betim, Fernando Correia, a iniciativa representa um avanço para a consolidação da festa na cidade. “A premiação é uma forma de valorizar o trabalho dos blocos e estimular que os desfiles desta edição sejam mais criativos e marcantes, à altura da nossa festa”, ressaltou durante o sorteio dos desfiles.
Os 21 blocos tradicionais que desfilarão neste ano serão avaliados por critérios artísticos e técnicos, conforme foi informado pela prefeitura. Os cinco que obtiverem a maior pontuação receberão um troféu e terão a vaga garantida na folia de 2027, sem necessidade de serem submetidos ao edital de seleção do pré-Carnaval, como acontece normalmente.
‘Ressacão’
A divulgação dos cinco blocos premiados na folia deste fim de semana será feita somente em março. Inicialmente previsto para este domingo, dia do encerramento da festa na cidade, o resultado será mantido em sigilo até o próximo mês, atendendo a um pedido da Liga Carnavalesca de Betim, que propôs a organização de um “ressacão” de Carnaval no dia 6 de março (sexta-feira).
A princípio, a festa será realizada no antigo Clube da Fiat, no bairro Jardim Petrópolis. “Vamos guardar o resultado para ser divulgado lá. Faremos um evento legal”, adiantou o secretário municipal interino de Cultura, Thiago Flores, após coletiva de imprensa realizada nesta semana, na sede da prefeitura, para explicar como será o evento. Mais detalhes sobre o ressacão devem ser divulgados pela prefeitura posteriormente.
*Com Lisley Alvarenga e Márcio Antunes
Quem vai trabalhar no pré-Carnaval da cidade neste fim de semana precisa ficar atento às regras de segurança estabelecidas pelo Decreto 52.576, publicado pelo Executivo no último dia 27. As normas são válidas tanto no trecho da festa – entre os números 339 e 1.001 da rua do Rosário – quanto no entorno.
As determinações valem para bares, barracas e demais estabelecimentos situados no perímetro do evento. Entre as principais regras estão a proibição do porte, da posse, da distribuição e da venda de bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, além da vedação à comercialização de alimentos em espetos de madeira. Também não será permitido o uso de som automotivo, caixas de som, alto-falantes ou qualquer tipo de equipamento sonoro, assim como a reprodução de músicas ao longo do trajeto e nas imediações do evento.
A venda de bebidas e alimentos deverá ocorrer exclusivamente em embalagens descartáveis, ficando proibidos recipientes de vidro ou objetos perfurocortantes. Os comerciantes deverão cumprir rigorosamente a legislação que impede a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
Também ficará vedada qualquer forma de publicidade sonora ou visual, como faixas e cartazes, bem como a instalação de mesas, cadeiras, barracas ou outros mobiliários sobre os passeios públicos. Não será permitida a comercialização de produtos fora dos limites físicos dos estabelecimentos. O decreto prevê ainda a restrição da circulação de veículos dentro do perímetro do evento nos dois dias da festa.