EM ANDAMENTO

Desenvolvimento urbano sustentável: as transformações da Via Icaivera

Além da melhoria viária, obra estimulará a valorização imobiliária da região

Publicado em 11 de outubro de 2024 | 10:05

 
 
Obras da Via Icaivera representam um marco importante no planejamento urbano de Betim Obras da Via Icaivera representam um marco importante no planejamento urbano de Betim Foto: Divulgação/Terras Alpha

Uma das mais ambiciosas obras de infraestrutura de Betim, a Via Icaivera, avança em ritmo acelerado, prometendo transformar a mobilidade urbana da cidade. Com extensão total de 14 quilômetros e largura de 18 metros, a nova via visa não apenas melhorar o trânsito, mas também impulsionar o desenvolvimento sustentável na região. Afinal, é essencial que as cidades cresçam de forma equilibrada, atendendo às necessidades da população sem comprometer recursos naturais para as futuras gerações.

Planejada nesse contexto, a Via Icaivera não apenas facilitará o deslocamento — reduzindo o tempo de viagem entre áreas isoladas de 50 para apenas 15 minutos — mas também estimulará o desenvolvimento, inclusive no que tange a valorização imobiliária da região.

Isso porque a melhoria na infraestrutura viária torna os imóveis mais atrativos para compradores e investidores, promovendo um ciclo de crescimento econômico que beneficia toda a cidade.

Para além da melhoria viária, a obra, que é aguardada há mais de duas décadas pela população betinense, representa um marco no planejamento urbano de Betim, com previsões de duplicação e revitalização de trechos estratégicos, que garantirão um fluxo de trânsito mais eficiente e sustentável.

Ocupação ordenada

A Operação Urbana Consorciada – instrumento urbanístico que visa a transformar áreas degradadas por meio de parcerias entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade – da Via Icaivera compreende quase 30 milhões de metros quadrados no total, que têm a previsão de serem concluídos até o fim do próximo ano.

De acordo com o secretário de Ordenamento Territorial e Habitação, Marco Túlio Freitas, a execução permitirá a conexão com a Via Expressa e com a região central de Betim ao bairro, tendo em seu entorno uma ocupação ordenada, onde serão implantados diversos empreendimentos que estão sendo aprovados, como loteamentos, com uso residencial e industrial, que irão fomentar a economia da região, gerando milhares de empregos e milhões em receita para o município.

“Na outra extremidade da operação urbana, a Via Icaivera vai fazer conexão com a região da Serra Negra, a região de Vianópolis e, do ponto de vista da mobilidade, é muito importante criar essa nova rota para o município de Contagem e Esmeraldas. Além disso, parte da Via Icaivera concorre com o traçado do rodoanel municipal”, explica o secretário. 

Empreendimentos fomentam a economia e a geração de empregos 

Entre os empreendimentos que se destacam na expansão da Via Icaivera está o condomínio Terras Alpha, do Grupo Alphaville. O projeto é um reflexo da dinâmica que a nova via traz. Com a instalação de placas de energia solar e totens para recarga de carros elétricos, o condomínio se alinha às tendências de desenvolvimento sustentável.

O Diretor da VNC Realty, Vagner Costa, responsável pela coordenação comercial do empreendimento do Grupo Alphaville na cidade enfatiza que a região está sendo cuidadosamente planejada junto ao município, onde haverá vários outros condomínios e equipamentos previstos, além de uma extensa área verde. “Isso nos permite planejar um empreendimento que não só atenda às necessidades habitacionais, mas que promova a qualidade de vida, respeitando o meio ambiente. Nesse sentido, a Via Icaivera se configura como um passo significativo para o futuro da cidade, um futuro em que viver bem é uma prioridade”, destaca.

Investimentos
Para a execução das obras previstas pela Operação Urbana Consorcia[/NORMAL]da estão previstos investimentos privados de mais de R$ 850 milhões em infraestrutura, tanto para a construção da Via Icaivera, quanto dos loteamentos que já estão em processo de aprovação, e que gerarão cerca de 6 mil empregos na cidade.