TRANSPORTE

Grupo SADA aposta na descarbonização com frota movida a GNV

Empresa avança na sustentabilidade ao converter caminhões de diesel para gás natural veicular (GNV)

Por O TEMPO

Publicado em 15 de outubro de 2024 | 20:57

 
 
Grupo SADA inicia descarbonização de frota com a transformação de caminhões para o uso de gás natural veicular Grupo SADA inicia descarbonização de frota com a transformação de caminhões para o uso de gás natural veicular Foto: Grupo SADA/Divulgação

O Grupo SADA, maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero quilômetro da América Latina, dá mais um passo significativo em direção à utilização de combustíveis alternativos ao anunciar a descarbonização da frota a partir da transformação de parte de caminhões movidos a diesel em veículos que utilizam gás natural veicular (GNV).

A iniciativa faz parte do compromisso da empresa com a sustentabilidade e a redução das emissões de dióxido de carbono (CO₂) para contribuir com a descarbonização do setor.

"A indústria de transportes tem um papel fundamental no desafio global de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, e a transição para o GNV é uma etapa importante para reduzirmos nossa pegada de carbono ao mesmo tempo em que garantimos operações eficientes e seguras", afirma o diretor de Operações e Negócios do Grupo SADA, Ricardo Ramos. 

"O uso de caminhões que podem ser abastecidos com o gás natural veicular traz outros benefícios que ajudam a promover práticas mais sustentáveis em nossas operações de transporte e logística. A medida também impacta na redução de fumaça preta, na melhoria da qualidade do ar e no combate às mudanças climáticas”, completa Ramos.

Estudos indicam que caminhões movidos a GNV podem reduzir, em média, 20% as emissões de CO₂ na comparação com os motores a diesel, além de emitir quantidades significativamente menores de poluentes atmosféricos como óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado.

"Essa mudança não é apenas boa para o meio ambiente, mas prepara nossa empresa para o futuro. Acreditamos que a adoção de tecnologias sustentáveis seja essencial para garantir a competitividade em um mercado que valoriza a responsabilidade socioambiental. Esperamos que o nosso pioneirismo com essa iniciativa inspire outros players para participarmos ativamente de um setor cada vez mais compromissado com um mundo e com uma sociedade mais sustentáveis”, diz o executivo.

Até o fim do primeiro trimestre de 2025, a frota de caminhões a gás da SADA passará dos atuais seis para 31. “Esse movimento de transformação fará com que o Grupo SADA sozinho represente cerca de 25% de market share da frota de caminhões GNV circulante no país, com investimentos da ordem de R$ 7 milhões”, conclui Ramos.

Operação GNV em testes

O diretor comercial do Grupo SADA, Marcelo Loureiro, destaca que o investimento na frota GNV faz parte de um alinhamento estratégico com a cadeia automotiva.

“Nosso compromisso com a descarbonização é uma estratégia alinhada com os nossos clientes. Por isso trouxemos os primeiros investimentos para apoiar o transporte entre as plantas da GM e da Stellantis e nossos pátios em São Bernardo do Campo (SP) e Betim (MG), respectivamente”.

Os testes realizados com as frotas percorrendo quilometragens similares utilizando diesel e GNV comprovam que a meta de redução de emissões está sendo cumprida.

“Comparamos as emissões de CO₂ em equipamentos utilizando diesel S10, S500 e GNV. Ao fim desses testes iniciais, os caminhões GNV apresentaram um resultado próximo ao da média de mercado, com redução de 15% em emissões de CO₂", finaliza Loureiro.