O prazo do Cadastro Escolar para crianças com idades entre 0 e 3 anos, que terminaria no próximo dia 31, foi prorrogado para 4 de novembro. Diferentemente da pré-escola e do ensino fundamental, cujos cadastros devem ser feitos pela internet, no portal da Secretaria Municipal da Educação (Semed), o de creches é realizado exclusivamente de forma presencial.
O procedimento seguirá sendo feito da mesma maneira: o responsável deve se dirigir à creche escolhida e apresentar certidão de nascimento e cartão de vacinas atualizado da criança; comprovante de residência (de preferência conta de luz ou de água atual) e Número da Identificação Social (NIS), quando houver.
Se a inscrição for solicitada pelo responsável legal da criança, ele deve apresentar também documento da guarda judicial que comprove a responsabilidade. Caso a família concorra à vaga pelo endereço de trabalho de um dos pais ou do responsável legal, é exigido um comprovante.
As crianças que não foram contempladas pela vaga solicitada entrarão para uma lista de espera para o ano seguinte, prevalecendo a ordem de classificação.
A secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta, explica que a extensão do prazo se deve ao recesso dos servidores públicos municipais, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro. “Como não haverá expediente nos equipamentos públicos, seria um dia a menos para que os pais pudessem se deslocar até uma unidade. Então, para que ninguém fique prejudicado e todos contem com o mesmo prazo, vamos repor esse atendimento no dia 4 de novembro”.
Mesmo com o recesso do dia 31, o portal da Semed seguirá com o link ativo para o Cadastro Escolar da pré-escola e do ensino fundamental até essa data.
Outras informações podem ser obtidas diretamente na secretaria pelos telefones (31) 3596-0081 e (31) 3511-1008.