Uma missa realizada neste sábado (26), às 19h30, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Filadélfia, vai marcar os sete dias da morte de Matosinho Bernardes de Oliveira, antigo comerciante do bairro Brasileia. Ele faleceu na última sexta (18), aos 86 anos, em decorrência de um aneurisma abdominal.
Natural de Itaúna, no Centro-Oeste de Minas, Matosinho saiu de casa aos 13 anos para trabalhar no comércio com o irmão. Mais tarde, atuou em empresas no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belo Horizonte até chegar a Betim. Aqui, ele foi funcionário de uma siderúrgica antes de abrir o próprio negócio, em 1960, quando inaugurou o bar/mercearia.
Pioneiro no comércio do Brasileia, popular e companheiro inseparável do ex-vereador Divino Braga Lourenço - pelo qual foi homenageado na Câmara Municipal -, Matosinho chegou a se candidatar ao Legislativo, mas se afastou da campanha por motivos de saúde.
“Para aqueles que ficam, a despedida é muito triste. Contudo, permanecem em nossos corações seu exemplo e seu cuidado. Agradecemos a Deus pelo presente de tê-lo como pai e avô, pois você nos criou com tanta dedicação, nos guiando sempre com amor e sabedoria”, homenageou a família.
O itaunense deixa esposa, três filhas, seis netos e um bisneto.