A Vilma Alimentos está se preparando para dar início à sua primeira linha de produção de recheados e rosquinhas em Betim. Para isso, a empresa vai investir R$ 70 milhões na expansão da unidade, instalada no bairro Aroeiras. O montante contempla a aquisição dos principais equipamentos – prevista para ocorrer no primeiro semestre do ano que vem – e a adaptação da fábrica. A estimativa é que a nova operação comece em 2027.
De acordo com o diretor de suprimentos da Vilma, Sérgio Macedo, a capacidade de produção atual está tomada, o que motivou a decisão de expandir o complexo industrial da empresa no município. “A unidade de Betim foi construída para receber cinco linhas. Portanto, a compra dessa nova linha está dentro do planejamento feito para ela”, justifica. “Temos a intenção de atingir outros mercados”, completa Macedo.
Ainda segundo o diretor de suprimentos, ao menos 80 vagas de empregos diretos deverão ser geradas após a ativação completa (operação em três turnos) da nova linha produtiva da empresa.
A Vilma Alimentos inaugurou sua fábrica em Betim em 2022 com o objetivo de ampliar a atuação da companhia na categoria de biscoitos e reforçar o título de uma das maiores indústrias alimentícias do país, conforme foi informado pela empresa. A unidade betinense foi a segunda da marca a produzir biscoitos e a primeira criada especificamente para essa finalidade.
A Vilma estreou no segmento em 2014, com a aquisição parcial da Krokero, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, que já atuava no ramo. Três anos depois, a compra foi concluída, e os biscoitos, que já integravam a família de produtos da Vilma, firmaram-se na produção.
A fundação da empresa ocorreu em Belo Horizonte, em 1925, como uma pequena fábrica de massas artesanais de receitas italianas, origem do casal de fundadores, Josefina e Domingos Costa. A marca, no entanto, surgiu anos mais tarde, em 1937, e foi uma homenagem da matriarca à filha caçula, Vilma. Naquele mesmo ano, foi aberta a primeira loja da companhia, também na capital mineira. Em 1952, a fábrica se transferiu para o bairro Cidade Industrial, em Contagem, na região metropolitana, onde ainda funciona a matriz.
Atualmente, a Vilma Alimentos possui três complexos industriais (Contagem, Betim e Juiz de Fora) e quatro filiais (centrais de distribuição) em Minas e fora do Estado: Montes Claros, Juiz de Fora, Feira de Santana (BA) e Vila Velha (ES), além de uma central de armazenamento de grãos em Cambé (PR).
Hoje, o rol de produtos da empresa contempla biscoitos, massas, refrescos, misturas, farinhas, molhos e temperos de marca própria e também da Pirata, da Krokero e da Yara, adquiridas pela companhia belo-horizontina.