Em parceria com a PUC Minas, a prefeitura vai ofertar, neste mês e também em dezembro, a trabalhadoras da rede SUS do município, oficinas que combinam práticas integrativas, educação em saúde e atividades de expressão corporal e emocional. O público-alvo são mulheres que têm entre 45 e 60 anos e que estão vivenciando a transição menopáusica (climatério) ou a menopausa. Podem participar todas as trabalhadoras nessa faixa etária, independentemente do tipo de vínculo que tenham - se são efetivas, comissionadas ou contratadas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link: https://www.betim.mg.gov.br/pet-saude.
Segundo a prefeitura, as oficinas fazem parte do I Seminário do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) - Entendendo e Vivendo o Climatério e serão realizadas na PUC Betim nos dias 21 de novembro, das 13h às 17h, e 13 de dezembro, das 8h às 12h.
Práticas como escalda-pés, massagem e dança circular fazem parte da programação, além de exposições educativas dialogadas sobre o tema. De acordo com a diretora de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Daniela Cristina da Silveira, a iniciativa visa, "além de instruir as trabalhadoras do SUS Betim sobre alterações que a menopausa causa no corpo e nas emoções da mulher, ofertar a elas a vivência de práticas de cuidado que amenizam os impactos desse processo biológico natural e que podem ser feitas em casa".
Segundo a professora da PUC Minas e coordenadora do eixo temático do programa que tem como foco o acolhimento e a valorização de trabalhadoras, Yara Mendes Sanderman, o PET-Saúde é desenvolvido pelos ministérios da Saúde e da Educação desde 2010 e vem contribuindo, de forma relevante, para aprimorar os conhecimentos de profissionais da saúde e de estudantes dos cursos de graduação da área. "A parceria entre a PUC Minas e a Prefeitura de Betim possibilitou a aprovação de mais uma edição do PET-Saúde para o município e vai, novamente, proporcionar benefícios para trabalhadores, profissionais de saúde, docentes e estudantes da área da saúde envolvidos e especialmente para a população local", enfatiza.