LIMPEZA

Lagoas da região do Icaivera começam a ser desassoreadas

Trabalhos tiveram início nesta terça (12) e deverão ser concluídos até o início de janeiro

Por O TEMPO


Publicado em 12 de novembro de 2024 | 16:23
 
 
Lagoa ao lado da creche do Parque do Cedro foi a primeira a começar a receber as intervenções

Duas lagoas no bairro Parque do Cedro, na região do Icaivera, serão desassoreadas pela Empresa de Construção, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos). O objetivo é remover os sedimentos, como areia, terra, rochas e demais resíduos depositados ao longo do tempo no leito dos lagos, para ampliar a capacidade de retenção de água da chuva e, assim, evitar enchentes na região. 

A primeira a receber as intervenções, iniciadas nesta terça-feira (12), foi a lagoa ao lado da creche do Parque do Cedro, onde há um vertedouro que lança o volume de água excedente para o córrego da avenida Yecoaba.

“Com essa ação, estamos estimando a retirada de aproximadamente 30 mil m³ de sedimentos dos dois lagos para devolver a capacidade natural de armazenamento de água e a vazão correta. Tudo está sendo feito garantindo a segurança ambiental e a preservação das lagoas. Todo o material está sendo retirado com a ajuda de uma escavadeira hidráulica com braço de longo alcance, e será utilizado em obras de terraplanagem do município”, explica o presidente da Ecos, Wilton Magno Leite.  

Ambas as lagoas são abastecidas por diversas nascentes da região e divididas por uma via que dá acesso ao setor Norte do bairro. Após concluído o serviço - o que deverá ocorrer no início de janeiro -, as lagoas vão contribuir para evitar a sobrecarga nos córregos da avenida Yecoaba, que passa por obras de canalização e pavimentação, e na avenida Yete, para onde o volume excedente é escoado.