IMBRÓGLIO

Moradores se mobilizam contra fechamento de agência dos Correios em Betim

Unidade no Citrolândia foi fechada nessa segunda (11); encerramento das atividades repercutiu na Câmara 

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 12 de novembro de 2024 | 16:49

 
 
Agência dos Correios do bairro Citrolândia, situada na avenida Doutor José Mariano, fechou as portas nessa segunda (11 de novembro) Agência dos Correios do bairro Citrolândia, situada na avenida Doutor José Mariano, fechou as portas nessa segunda (11 de novembro) Foto: Herik Cândido/Web Repórter

Moradores e comerciantes do Citrolândia estão se mobilizando contra o fechamento da agência dos Correios do bairro, situada na avenida Doutor José Mariano. A unidade encerrou as atividades na região desde essa segunda-feira (11 de novembro), conforme comunicado da empresa afixado na entrada do prédio. Agora, para utilizarem os serviços, os cidadãos precisam se dirigir às unidades mais próximas dos Correios, localizadas na avenida Governador Valadares, no Centro de Betim, e na avenida Juiz Marco Túlio Isaac, no Monte Carmo Shopping.   

Empresário e morador do Citrolândia, Herik Cândido, de 32 anos, afirmou que o encerramento das atividades da unidade vai prejudicar quase 50 mil pessoas que moram na região. “A população agora terá que ir para a região Central de Betim pra utilizar os serviços dos Correios, o que é muito longe. Isso vai prejudicar, e muito, os moradores do Citrolândia. Pedimos que os Correios revejam esse fechamento, que vai impactar a vida de quase 50 mil pessoas”, salientou.  

O comerciante Lourival José Gonçalves, de 64 anos, que mora na Colônia Santa Isabel, no Citrolândia, também afirmou estar insatisfeito com o fim dos serviços da agência dos Correios no Citrolândia. "Soubemos que o fechamento da agência vai acontecer porque não houve um acordo entre os Correios e o locatário do imóvel onde a agência funciona. Em vez de fechar, poderiam mudar a unidade para outro imóvel dentro do Citrolândia", sugeriu.     

Repercussão 

O anúncio do fechamento da agência dos Correios voltou a repercutir na Câmara Municipal de Betim, na reunião desta terça-feira (12 de novembro). Isso porque, em 2017, a empresa também anunciou que encerraria as atividades na região. No entanto, na época, após mobilização dos moradores da região e a intervenção de vereadores de Betim, que foram até a sede da empresa, em Brasília, para debater a questão, a diretoria dos Correios recuou e manteve a unidade aberta, mas em outro endereço.  

Nessa terça, o vereador Layon Silva (PL) disse, em pronunciamento feito na plenária, que, conforme levantado por ele, o encerramento das atividades da unidade na região teria ocorrido por falta de pagamento do aluguel do imóvel. "Nós estamos juntos. Esta Casa não vai se furtar da responsabilidade de lutar pelo não fechamento da unidade dos Correios no Citrolândia", declarou o parlamentar, que também sugeriu a realização de uma audiência pública para debater o fato.  

O vereador Roberto da Quadra (União Brasil) afirmou que, caso seja necessário, irá a Brasília pedir para a empresa que mantenha a unidade no Citrolândia aberta. "Em 2017, eu, o vereador Layon e o ex-vereador Lindoar Barroso lutamos para que a agência dos Correios fosse aberta na região. Essa construção feita não pode ser desfeita", criticou o parlamentar.  

Em nota, a assessoria dos Correios informou que o atendimento ao público da agência no Citrolândia está temporariamente interrompido por razões contratuais de locação do imóvel e que a empresa está em busca de novo prédio para realocar a unidade. O órgão informou ainda que a situação não trará qualquer impacto à rotina de entregas da região.

(Com Nelson Batista)