ESTADUAL

Campanha de Multivacinação para Crianças e Adolescentes termina nesta sexta

Ao longo da iniciativa, foram aplicadas cerca de 12.245 doses de diferentes vacinas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Betim

Por O TEMPO

Publicado em 26 de novembro de 2024 | 12:59

 
 
Campanha é voltada para o público com o idade entre 0 e 14 anos Campanha é voltada para o público com o idade entre 0 e 14 anos Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

Se encerra nesta sexta-feira (29) a Campanha Estadual de Multivacinação para Crianças e Adolescentes de 0 a 14 anos. A ação teve início no dia 4 de novembro com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação daqueles que estavam com alguma dose em atraso. Ao longo da ação, 12.245  doses das diferentes vacinas foram aplicadas.

A iniciativa ainda contou com o apoio do Vacimóvel, que circulou pela cidade auxiliando na ampliação da campanha, e com um Dia D de Vacinação, que realizou no último sábado (23) a aplicação de 2.570 doses.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mesmo com o término da campanha todos os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação permanecem disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Betim, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com exceção do que protege contra a varicela, que está temporariamente em falta. A prefeitura informou que já notificou a Secretaria de Estado de Saúde (SES), responsável pela distribuição das vacinas aos municípios, sobre a falta do imunizante, mas ainda não há previsão de envio de novas doses.

“As vacinas são a principal forma de prevenção contra doenças imunopreveníveis. Por isso, é fundamental que crianças e adolescentes recebam todas as doses previstas no calendário vacinal. Mesmo após o encerramento  da campanha, pedimos aos pais e responsáveis que mantenham  a situação vacinal de seus filhos atualizada”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane e Fonseca.

Ao levar os filhos para vacinação, os pais ou responsáveis precisam apresentar uma identidade válida, além do documento de identificação e do cartão de vacinas da criança, que será conferido pelo profissional de saúde. Serão aplicadas as doses dos imunizantes que estão em atraso e/ou dentro do prazo para recebimento, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.