RESPEITO

Roda de conversa discute racismo com servidores nesta quinta-feira (28)

Encontro promove reflexão sobre desigualdades raciais e racismo estrutural no ambiente de trabalho

Por O TEMPO

Publicado em 26 de novembro de 2024 | 09:00

 
 
Roda de conversa tem como objetivo fomentar debates sobre desigualdades raciais e impactos do racismo estrutural Roda de conversa tem como objetivo fomentar debates sobre desigualdades raciais e impactos do racismo estrutural Foto: Freepik/Reprodução

A Prefeitura de Betim, em parceria com a PUC Minas Betim, realiza, nesta quinta-feira (28), uma roda de conversa voltada para profissionais e gestores do Hospital Regional (HPRB) e do Centro Materno-Infantil (CMI). O evento, que integra as atividades do Novembro Negro e do Dia da Consciência Negra, ocorrerá das 14h às 15h30, no auditório do HPRB. Não é necessária inscrição prévia.

Com o tema “Formas e enfrentamentos ao racismo nosso de cada dia”, a roda de conversa tem como objetivo fomentar debates sobre as desigualdades raciais e os impactos do racismo estrutural, com foco especial nas mulheres trabalhadoras da saúde. A mediação será conduzida pela professora doutora Marilene Gomes Durães, coordenadora do curso de direito da PUC Minas Betim e especialista em direitos humanos fundamentais, com pesquisas voltadas para direitos de minorias, incluindo comunidades quilombolas.

A atividade faz parte do Programa de Acolhimento ao Trabalhador Hospitalar (PATHOS), vinculado ao projeto De Mãos Dadas: PUC Minas e SUS Betim, e busca promover cidadania e conscientização no ambiente de trabalho. O programa é apoiado pelo PET-Saúde 2024/2026 e conta com ações que integram diferentes grupos tutoriais.

A roda de conversa se propõe a ser um espaço de diálogo, reflexão e transformação, reforçando o compromisso da gestão pública e acadêmica em combater o racismo e construir um ambiente mais inclusivo e igualitário.