SERVIÇO

Betim recebe Carreta da Saúde pra ofertar exames a pacientes cadastrados pelo SUS

Mutirão oferecerá 240 ultrassons de mamas, 400 mamografias e 600 exames oftalmológicos

Por O TEMPO
Publicado em 03 de novembro de 2024 | 09:00
 
 
Exames oftalmológico estão entre os procedimentos que serão ofertados

Nesta semana, entre segunda (4 de novembro) e sexta-feira (8 de outubro), Betim recebe a Carreta da Saúde. O veículo irá disponibilizar, para pacientes já acompanhados pelo SUS do município, 240 ultrassons de mamas, 400 mamografias e 600 exames oftalmológicos para pacientes que já aguardam a realização desses procedimentos pela rede.

O  mutirão será realizado pela Prefeitura de Betim, em parceria com o Instituto Deputado Álvaro Antônio Teixeira Dias, com o Deputado Federal Marcelo Álvaro Antônio e com o vereador eleito Toninho da Farmácia. A Carreta da Saúde ficará estacionada no Ginásio Poliesportivo Divino Braga, com atendimentos agendados entre 8h e 17h.

Os pacientes atendidos já foram agendados pela Diretoria de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde conforme a ordem da fila de espera. Os pacientes foram comunicados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

Os resultados das mamografias e dos ultrassons de mamas serão entregues no mesmo dia da realização dos exames. As mulheres que apresentarem alguma alteração serão orientadas e encaminhadas para acompanhamento do caso na rede de saúde de Betim.  

Os pacientes que, após a avaliação oftalmológica necessitarem do uso de lentes corretivas receberão os óculos gratuitamente. Eles terão a opção de escolher entre diferentes tipos de armação e os óculos serão confeccionados em até 30 dias. 

“O objetivo da gestão SUS Betim é acabar com as filas de espera para exames, procedimentos e atendimentos ofertados na rede pública de saúde. Dessa forma, todo apoio que nos permite otimizar e atender a um maior número de pessoas é muito bem-vindo. Por isso, agradecemos aos nossos parceiros por trazer a Carreta da Saúde para o município, possibilitando o atendimento de centenas de pacientes e a redução da fila de espera para exames essenciais que podem identificar e prevenir problemas graves de saúde”, afirma a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana.