POLÍTICA PÚBLICA

Município e outros 16 participam de pesquisa sobre segurança em Minas

Pesquisadores da UFMG vão entrevistar moradores para elaborarem diagnóstico

Por O TEMPO

Publicado em 08 de novembro de 2024 | 19:38

 
 
Pesquisadores farão perguntas simples para que pessoas possam participar do diagnóstico Pesquisadores farão perguntas simples para que pessoas possam participar do diagnóstico Foto: Pixabay/Reprodução

Betim é um dos 17 municípios mineiros que serão visitados até o próximo dia 26 por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que estão realizando, junto ao governo do Estado - por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) -, um diagnóstico da segurança da população.

A pesquisa, que teve início nessa quinta-feira (7), está sendo realizada por meio de um questionário, pelo qual o cidadão poderá contribuir para o planejamento de segurança do Estado.

Segundo a Sejusp, os pesquisadores estarão devidamente identificados por um crachá e farão perguntas simples para que as pessoas possam participar desse diagnóstico, que terá reflexo nas políticas de segurança a serem desenvolvidas pelo governo. Uma das perguntas, por exemplo, busca saber se a pessoa já foi vítima de algum crime e como ocorreu. O pesquisador também vai perguntar sobre como o cidadão se previne para evitar esse tipo de ocorrência.

“Importante destacar que a escolha do entrevistado é feita por amostragem e, em caso de dúvidas, o cidadão pode consultar mais informações e a identidade do entrevistador na página respondendo.ipead.face.ufmg.br”, frisa a pasta.

Além de Betim, participarão da pesquisa Belo Horizonte, Contagem, Caratinga, Divinópolis, Itatiaiuçu, Orizânia, Paineiras, Santa Luzia, São José da Lapa, Sete Lagoas, Vespasiano, Itaúna, Santo Antônio do Monte, Arcos, Formiga e Piranga.