A rede da Educação pública de Betim foi reconhecida com a mais alta categoria do Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização – a Categoria Ouro –, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A iniciativa do governo federal atesta o trabalho desenvolvido pelas secretarias municipais e estaduais da Educação em todo o país no que se refere à alfabetização das crianças e celebra os avanços alcançados por cada uma delas ao longo do ano.
Em Minas, dos 853 municípios, 273 foram premiados com o Selo Ouro, 226 com o Selo Prata e 112 com o Selo Bronze. Betim alcançou 100 pontos na premiação, obtendo o Selo Ouro. Na região metropolitana, outros municípios também foram agraciados com Selo Ouro, como BH, Brumadinho, Mateus Leme e São Joaquim de Bicas.
Para a secretária municipal da Educação de Betim, Marilene Pimenta, os educadores e a equipe da pasta tiveram papel fundamental na conquista desse reconhecimento do governo federal.
“O prêmio é fruto de um esforço coletivo, que demonstra a dedicação de todos os nossos profissionais da Educação. Trabalhamos incansavelmente para garantir que nossas crianças tenham acesso a uma educação de qualidade e para que nossa alfabetização seja efetiva e inclusiva. O selo é um símbolo de que estamos no caminho certo e um incentivo pra continuarmos avançando. Somos todos ouro”, afirmou a secretária.
Docente do programa de pós-graduação em Educação da PUC Minas, Magali Reis afirmou que a pandemia impactou de forma severa na interação das crianças, o que causou uma grande defasagem no processo de alfabetização e letramento dos estudantes: “Isso trouxe consequências graves para a aprendizagem. Por isso, ações como essa do governo federal de reconhecer as boas práticas de alfabetização dos município são tão necessárias. Elas reduzem o impacto negativo do período pandêmico e inspiram outros municípios a implementarem políticas semelhantes.”
Magali disse ainda que, embora o Brasil tenha muito o que avançar no que tange o processo de alfabetização e letramento das crianças, Minas tem se despontado como uma das regiões mais bem-sucedidas nessa tarefa e, Betim, está entre as cidades que mais se destacaram nesse processo. “A formação dos professores de Betim é de alto nível. O município conta, em sua maioria, com professores graduados e que possuem várias especializações. E a boa formação dos docentes diz muito do desempenho da rede educacional de cada cidade”, salientou.
premiação integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma iniciativa do governo federal que tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras desde a educação infantil até o fim do 2º ano do ensino fundamental, focando ainda na recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º anos, afetadas pela pandemia.