Espaço onde será construída a Vila dos Idosos em Betim
Foto: Carolina Miranda
Espaço onde será construída a Vila dos Idosos em Betim
Foto: Carolina Miranda
Foi lançada, na manhã desta terça-feira (31 de dezembro), a pedra fundamental da Vila dos Idosos, em Betim. A Instituição de Longa Permanência terá capacidade para atender cerca de 140 idosos, e a previsão é que as obras comecem já no primeiro semestre de 2025, com conclusão em até seis meses. O local receberá o nome de Pedro Cirino de Bastos.
O espaço ficará no antigo Hotel Fazenda Campanário, na região do Citrolândia. A expectativa é que sejam investidos em torno de R$ 17 milhões na reforma do local e construção de novos espaços no terreno.
De acordo com o prefeito eleito, Heron Guimarães, esse projeto vem sendo discutido há pelo menos um ano, quando o município tinha um repasse relacionado ao recurso do Fundo Municipal do Idoso e da indenização da Vale.
"Essa fazenda é desapropriada pelo município e tem um potencial enorme para receber este centro. Conversamos coma Vale, negociamos com o Ministério Público, conversamos muito com o Ministério Público, e a partir daí nós entendemos que aqui sim seria um ótimo lugar pra construir um centro do idoso, com três prédios já incluídos no processo de chamamento público que vai administrar todo esse complexo e aqui nós vamos garantir qualidade de vida, contato com a natureza e tranquilidade", explicou.
A obra foi lançada também pelo prefeito Vittorio Medioli, como um dos últimos atos de seu mandato.
"Essa unidade pretende ser um centro referencial nos cuidados com a terceira idade. A população brasileira vem envelhecendo e a expectativa de vida vem subindo, da mesma forma que o número de idosos que precisam de cuidados especiais", destacou.
Para a secretária-executiva do Conselho Municipal do Idoso, Wilma Brito, a vila é uma conquista para o público da terceira idade de Betim.
"Esse espaço vai dar dignidade e tirar o idoso daquele sofrimento de maus-tratos. Para Betim é um ganho imenso, pois iremos diminuir as denúncias e acolher aquele idoso, dando respeito e dignidade para ele", afirmou.
O projeto do novo espaço foi elaborado pela Secretaria de Ordenamento Territorial e Habitação (Sorteh) e prevê a reforma de dormitórios, banheiros, área de convívio, administração, refeitório, cozinha, espaço para atividades recreativas, lavanderia e uma área externa com piscina e quadra. A construção de novos espaços ainda incluirá vestiários, salas de atendimento e áreas de descanso para os funcionários, garantindo conforto e qualidade.
A criação do ILPI faz parte do plano de governo do prefeito eleito, Heron Guimarães (União Brasil), que busca ampliar a capacidade de acolhimento de idosos na cidade. Atualmente, Betim conta com três ILPIs conveniados: o Instituto Antônio Pereira, o Núcleo de Assistência Espírita Paz e Trabalho (Naept) e o Lar Vicentino. Com a construção da Vila dos Idosos, o atendimento será ampliado, fortalecendo a rede de assistência social no município.
A obra será executada pela Organização da Sociedade Civil (OSC) selecionada por meio de chamamento público promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio dos Conselhos Municipais de Assistência Social e da Pessoa Idosa.