Moradores do bairro Jardim Nazareno, na região do Petrovale, fazem uma manifestação na manhã desta quinta-feira (1°) para pedir mais viagens da linha de ônibus 1640 (Ouro Negro/Estação Eldorado). Um grupo de aproximadamente 40 pessoas se concentra próximo ao ponto final desde as 5h e impede a saída do coletivo.
Segundo a cabeleireira Raniere dos Santos, uma das organizadoras do movimento, desde a pandemia, o quadro de horários da linha 1640 vem sendo reduzido. Nessa quarta-feira (31), os moradores teriam sido surpreendidos com o comunicado de uma nova redução. “Disseram que, a partir de agora, serão apenas três viagens de manhã e duas à tarde. Eles alegam que não há muitos moradores no bairro, sendo que a população aqui aumentou muito nos últimos anos”, afirma.
De acordo com Raniere, além desse ônibus, a única opção para quem depende do transporte público é a linha 1720 (Recanto da Lagoa/Montreal/Ouro Negro/Petrovale/Belo Horizonte), que circula somente em dois horários: 6h20 e 16h30.
“Queremos que eles enviem um representante da garagem para vir aqui conversar com a gente. Ficam só falando que vão dar um retorno e nada”, lamenta a cabeleireira.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Betim e Bicas, Júlia Pego, mora na região, no assentamento Dom Orione, e está apoiando a manifestação. “A mobilidade é um direito básico do cidadão, e ainda querem tirar o pouco que o povo tem”.
Em nota, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) informou que monitora diariamente a operação das linhas do transporte metropolitano e que, sempre que é identificado aumento na demanda em determinada linha, são realizadas adequações dos quadros de horários para aumentar a oferta de viagens e atender os passageiros.
"No caso específico da linha 1640 - Ouro Negro/Estação Eldorado, em análise dos dados de gerenciamento, não foram verificadas faixas horárias em que a média de passageiros por viagem excedesse a capacidade dos veículos, não justificando aumento de viagens na referida linha, neste momento", afirmou a pasta.
"Além disso, no Sistema de Atendimento ao Usuário, foi verificando uma única reclamação, em todo o ano de 2023, referente ao Quadro de Horários", completou a secretaria.
A Seinfra ressaltou também que os usuários do sistema de transporte metropolitano devem encaminhar reclamações e sugestões para os canais oficiais de atendimento: Ouvidoria Geral do Estado (OGE),pelo telefone 162, opção 9; Whatsapp OGE - (31) 3915-2022; site do DER-MG, na aba Fale Conosco; e-mail (atendimento@der.mg.gov.br) e aplicativo MG App.