TEA

Cidade terá caminhada de conscientização do autismo neste sábado (6)

Ação acontece em prol do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado na terça-feira (2)

Por Redação

Publicado em 02 de abril de 2024 | 16:43

 
 
Atividades terapêuticas para a inclusão e acolhimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) serão realizadas na praça Milton Campos Atividades terapêuticas para a inclusão e acolhimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) serão realizadas na praça Milton Campos Foto: Freepik/Reprodução
normal

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado na terça-feira (2), será lembrado de um jeito especial em Betim com a Caminhada de Conscientização do Autismo: valorize as capacidades e respeite os limites, que está organizada por um grande grupo de familiares e amigos de autistas da cidade. A ação ocorre neste sábado (6), das 8h às 12h, na praça Milton Campos.  

“Enquanto pais de autistas, buscamos mais compreensão, respeito e empatia das pessoas por nós e pelos nossos filhos. Queremos, portanto, com essa ação, dar visibilidade à luta pelos direitos, estimulando a compreensão e a inclusão dos autistas e seus familiares na sociedade, além de incentivar o amor e a paciência com esse público. Queremos que a empatia não aconteça apenas neste mês de abril, mas que ocorra ao longo do ano e sempre”, explica Rosangela Castro, mãe de gêmeos autistas que é uma das responsáveis pela realização da caminhada.

A iniciativa, que conta com a parceria do Centro de Especialidades Danielle Sá e o apoio da Prefeitura de Betim, inclui outras atividades que envolvem métodos terapêuticos para a inclusão e acolhimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como a equoterapia. Para isso, um cavalo devidamente adestrado estará no local para que especialistas possam demonstrar o método.

Além disso, desenhos feitos por pacientes do centro de especialidades estarão expostos na Casa da Cultura Josephina Bento, também das 8h às 12h, para chamar a atenção da população pra importância de conviver bem com pessoas com TEA. 

“Nosso objetivo é dar visibilidade ao autismo, aproveitando a data para trazer esse tema ao cotidiano da população. Por isso, nos unimos com representantes da prefeitura para que nos apoiassem nessa ação que visa permitir que os moradores passem a ver o tema com mais conhecimento e naturalidade. A ação busca, então, levar mais informações à sociedade sobre como conviver melhor com a diversidade do espectro autista de forma respeitosa, com oportunidades e equidade de direitos, no intuito de promover também a reflexão de todos e a inclusão da pessoa com TEA”, destaca a fonoaudióloga Danielle Ferreira e Sá.  

“Entendemos e defendemos a importância de combater o preconceito e a falta de informação por meio do conhecimento, da conscientização e da mobilização. O acolhimento, a inclusão e o bom convívio com as diferenças fazem parte das políticas públicas desta gestão. Por isso, nos unimos a esse movimento que busca dar visibilidade ao TEA e incentivar a população a entender melhor o assunto e suas especificidades, para assim, estimular o respeito e a equidade”, ressalta o secretário municipal de Governo, Jaime Thalles.