Um Centro de Controle de Passagens em Nível (CCPN) será inaugurado pela VLI, administradora da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), nesta terça (30), às 10h, na região Central da cidade – a data marca a celebração nacional do Dia do Ferroviário. A iniciativa, segundo a empresa, visa aumentar a segurança da população e da operação ferroviária, bem como ampliar o controle e a modernização das passagens em nível (PNs).
De acordo com o gerente geral de serviços operacionais da VLI, Gustavo Mucci, sete cruzamentos foram equipados com câmeras, cancelas automáticas e semáforos luminosos. A previsão é que outras quatro PNs sejam modernizadas até o segundo semestre deste ano.
“A população vai notar um tempo menor de cancelas abaixadas interrompendo o trânsito. Isso trará a perspectiva de esperar justamente o tempo do trem passar”, destaca Mucci.
A interrupção do trânsito de veículos em razão da travessia das composições e o risco de acidentes são os principais problemas enfrentados pelo município em relação à ferrovia. No domingo (21), por exemplo, um motociclista ficou ferido depois de ser atingido por um trem no Cachoeira. A construção de viadutos e trincheiras nos pontos mais críticos, inclusive, vem sendo cobrada pelo prefeito Vittorio Medioli (sem partido) desde o início do seu mandato.
“Todas as intervenções que foram feitas nas passagens de nível do município são fruto de muita discussão e reivindicações feitas pela prefeitura para garantir a segurança de condutores e pedestres nas vias que cruzam a linha férrea”, frisa o diretor de Transportes e Trânsito da Ecos, Reuel Ribeiro, referindo-se ao CCPN.
Segundo ele, com o monitoramento passando a ser feito em tempo integral no centro de controle da VLI, será possível “atender e acionar os órgãos públicos em casos de acidentes, vandalismo e riscos iminentes de qualquer ação que não esteja autorizada”.