SAÚDE

Novo Centro de Especialidades Odontológicas irá atender até 400 pacientes por mês

Espaço foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (3), com capacidade para reduzir a demanda

Por Sara Lira

Publicado em 03 de abril de 2024 | 13:37

 
 
Novo Centro de Especialidades Odontológicas conta com sete consultórios, incluindo um cirúrgico, e um laboratório de próteses dentárias Novo Centro de Especialidades Odontológicas conta com sete consultórios, incluindo um cirúrgico, e um laboratório de próteses dentárias Foto: Josilene Vieira/O Tempo
normal

Foi inaugurado, nesta quarta-feira (3), o novo Centro de Especialidades Odontológicas de Betim. A unidade, que antes funcionava na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Angola, ganhou um novo espaço em um anexo ao lado do Centro Integrado de Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc), do Jardim Teresópolis.  

Sete especialidades são oferecidas no CEO: cirurgia oral, disfunção temporomandibular, endodontia, estomatologia, odontopediatria, periodontia e prótese dentária. De acordo com informações da prefeitura, a área foi reformada para receber sete consultórios odontológicos, incluindo um cirúrgico, e um laboratório de próteses dentárias. 

De acordo com a coordenadora técnica de Odontologia, Daniela Martins, o atendimento no centro é no nível de atenção secundária. “O paciente procura a Unidade Básica de Saúde de referência para atendimento odontológico clínico e recebe toda a abordagem inicial, com prevenção, restaurações, e tudo que é mais básico relacionado a promoção de saúde. Aqueles de maior complexidade, são encaminhadas para o CEO”, destaca. 

Outro destaque, segundo ela, é o atendimento voltado para pessoas com deficiência. “Temos aqui um especialista para fazer o manejo correto de pessoas com necessidades especiais que, seja por uma questão física, ou psicológica, necessitam de um atendimento mais especializado”, salienta.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes com consultas agendadas no Angola serão, gradativamente, transferidos para a nova sede do CEO. 

Conquista 

O centro terá capacidade para atender cerca de 300 a 400 pacientes por mês. O plano é, futuramente, dobrar o atendimento, com a contratação de novos especialistas.  

O secretário de Saúde, Heron Guimarães, frisa que o CEO irá suprir a demanda reprimida na cidade. “Vamos conseguir eliminar a fila expectante. Estamos na regulação com cerca de 400 pacientes esperando por esse atendimento odontológico e na questão das próteses e das órteses, temos mais 300”, afirmou. 

“É muita demanda e não havia um ambiente preparado, primeiro para atender a quantidade e, também, atender a complexidade. Aqui vai melhorar demais o tamanho das filas e vai dar atendimento digno para a população”, completou o prefeito, Vittorio Medioli. 

Os atendimentos no CEO ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, por meio de consultas agendadas.   

Segundo a prefeitura, a nova sede do CEO faz parte do plano de reestruturação da rede pública de saúde de Betim, que já entregou 19 das 26 novas UBSs previstas, além de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do Centro Materno-Infantil e do Centro Integrado de Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc). 

Veja mais: