Encerrando a programação das atividades da terceira edição do Prêmio Machado de Assis, iniciativa criada pela Prefeitura de Assis para homenagear pessoas que promovem ações em prol da igualdade racial no município, foi entregue, na noite dessa segunda (13), a Comenda Machado de Assis.
Neste ano, a homenagem foi concedida a dez cidadãos e ocorreu no dia em que se celebra a abolição da escravatura. "Há três anos entregamos essa comenda e homenagear essas pessoas que lutam contra o preconceito e somam esforços na promoção da igualdade racial na data de hoje, tão importante para o Brasil, é algo de extremo simbolismo", destacou o coordenador de Políticas Públicas de Igualdade Racial de Betim, José Joaquim de Brito, o Janaúba.
"Com esse prêmio, conseguimos ajudar a população a mudar a forma de encarar a igualdade racial. Nós promovemos a igualdade, não a diferença, e as diferenças se juntam para fazer a igualdade. Somos eternos abolicionistas", afirmou a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Betim, Iracema Assis.
Alessandra Alves – servidora pública e ativista LGBTQIAPN+:
Darlene Abreu – advogada e servidora pública:
Edson Silva – presidente do Conselho Estadual de Justiça Arbitral de Minas Gerais (Coeja/MG):
Fábio Juber Ribeiro – fotógrafo:
Gabriel Átila – presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Betim (Assovamb):
Laryssa Gabriella – influenciadora digital:
Leila Brasil – coordenadora da Casa da Cultura Josephina Bento:
Marilene Pimenta – secretária municipal de Educação:
Silvânia da Cruz – assessora de comunicação:
Wagner Augusto Álvares - jornalista da Câmara de Betim: