SEGURANÇA PÚBLICA

Centro Integrado de Operações começa a funcionar

Central reúne oito órgãos de segurança pública e pretende integrar o trabalho, bem como agilizar o atendimento à população

Publicado em 17 de maio de 2024 | 14:48

 
 
Centro Integrado de Operações reúne oito órgãos de segurança Centro Integrado de Operações reúne oito órgãos de segurança Foto: Josilene Vieira/O Tempo

Entrou em funcionamento, nesta sexta-feira (17), o Centro Integrado de Operações (COP) em Betim. A central reúne representantes de oito órgãos de segurança pública que atuam no município. São eles: Guardas Municipal e Patrimonial, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícias Civil e Militar, Defesa Civil, Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

"O COP tem o objetivo de integrar os órgaos que trabalham com segurança pública no município. Juntos, iremos melhorar o grau de eficiência na prestaçao de serviços à comunidade", destaca o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Júlio Cezar.

 "São coisas inovadoras em termos de tecnologia e que agregam para todos os moradores de Betim uma segurança maior", acrescenta o prefeito, Vittorio Medioli.

O Centro conta com videomonitoramento pelas 68 câmeras de Olho Vivo, sendo 32 da Guarda Municipal e 34 da Polícia Militar, e recebe, também, informações em tempo real pelas 66 câmeras de LPR (do inglês License Plate Recognition), instaladas pela prefeitura em diversas regiões da cidade e que fazem a leitura automática de placas de veículos. O COP, que terá funcionamento 24 horas, também receberá os chamados à Guarda Municipal, pelo 153, e à Defesa Civil, pelo 199. 

"O intuito do funcionamento é a objetividade da ação de cada representante institucional e, através dessa efetividade, cada um com seu ponto de acesso estar monitorando a sua central para que as ações tenham mais celeridade, e o atendimento ao cidadão fique mais eficaz", salienta a comandante da Guarda Municipal de Betim, Midiã Fernandes.

O comandante do 33º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel José Sérgio Felício, também acredita que o funcionamento do centro de operações irá beneficiar o trabalho das forças de segurança no municípo. "Essa integração vai potencializar, e muito, o nosso serviço, principalmemte na dinâmica e na agilidade de atendimento", diz.