O polo em Betim da Stellantis - grupo formado pelas marcas Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram, - receberá um investimento de R$ 14 bilhões de 2025 a 2030. Com o aporte, a planta, que é a maior do Brasil e da América Latina, vai ampliar a sua linha de motores - passando de 200 mil para 1 milhão. Além disso, o grupo irá lançar modelos híbridos e elétricos, com previsão de chegarem ao mercado ainda este ano.
O anúncio foi feito nesta segunda feira (20/5) durante um evento no complexo automotivo de Betim, que contou com a presença do prefeito de Betim, Vittorio Medioli (sem partido), do presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), dentre outros. No total, a Stellantis investirá R$ 30 bilhões no Brasil, o que segundo a empresa será o maior ciclo de investimentos da história da indústria automotiva do Brasil. Há ainda a previsão de mais R$ 2 bilhões de aporte para a Argentina.
Para a fábrica de Betim, também foi anunciado um investimento de R$ 454 milhões, não incluídos no valor dos R$ 14 bilhões, que já estão sendo aplicados. “O que vai acontecer é uma transição gradual e tecnológica das plataformas e da tecnologia utilizada. Estamos agora aumentando a capacidade de motores, o que vai ser um aumento de capacidade produtiva, mas além disso, as operações continuam da mesma forma. Outra coisa que está crescendo é a nossa engenharia. Estamos ampliando a engenharia local, para desenvolver e produzir carros,” destaca o presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano.
“No Brasil, se produzem cerca de 3 milhões de motores automotivos. Betim então estaria produzindo 1/3 de toda a produção brasileira. Isso nos deixa na ponta como o município maior produtor de motorizações a etanol do Brasil e até do mundo,” realça o prefeito Vittorio Medioli.
O prefeito de Betim, Vittorio Medioli, conhece um dos motores que passarão a ser produzidos no polo automotivo de Betim - Foto: Fred Magno
Conforme a Stellantis, o montante impulsionará o lançamento de 40 veículos - entre novos modelos e a renovação do portfólio atual, incluindo os primeiros carros híbridos e elétricos produzidos no país -, 8 powertrains - conhecido como trem de força, composto por um conjunto que envolve: caixa de marchas, embreagem, diferencial, eixos de transmissão e rodas motrizes, associado às novas tecnologias chamadas de ‘Bio-Hybrid’.
As plataformas Bio-Hybrid combinam eletrificação com motorização flex e a etanol. Ao menos quatros modelos deverão ser lançados com três tipos de eletrificação: Bio-Hybrid, Bio-Hybrid e-DCT e Bio-Hybrid Plug-in. O lançamento é estratégico para a Stellantis, que espera que até 2030, 60% das vendas do grupo no Brasil sejam de veículos híbridos ou elétricos.
O governador Zema comenta sobre a importância desse aporte para a economia do Estado. “Com esse investimento, a Stellantis assegura e até ganha participação de mercado, e ainda gera mais empregos. Com isso, o Estado desenvolve e aumenta a base de arrecadação. E Minas, na situação financeira que está, precisa muito melhorar a sua arrecadação. Nós somos contrário a qualquer aumento de tributos, mas somos favoráveis ao aumento da produção econômica. E a Stellantis, além disso, está produzindo um veículo mais verde, que é a tendência mundial, ajudando o Estado a cumprir as metas sustentáveis.”
Romeu Zema, Emanuele Cappellano e Vittorio Medioli durante anúncios feitos pelo Grupo Stellantis. Crédito: Fred Magno / O Tempo