FÉ E DEVOÇÃO

Corpus Christi: data será celebrada em Betim com missas, procissão, bênçãos e ação solidária

Confira a programação das paróquias São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, entre o fim da noite de quarta (29) e quinta (30)

Por Lisley Alvarenga
Publicado em 27 de maio de 2024 | 15:10
 
 
Tapete com imagens sacras será confeccionado ao longo de 980 metros sobre a Rua do rosário

Na próxima quinta-feira (30), fiéis católicos de todo o país vão celebrar a Corpus Christi,  expressão que vem do latim e significa Corpo de Deus ou Corpo do Senhor. A festa é realizada depois o domingo da Santíssima Trindade e, em Betim, terá missas, ação solidária, benção do Santíssimo e procissão enfeitada por um extenso tapete colorido com representações imagens sacras. 

Na Paróquia São Francisco de Assis, as celebrações começam na quarta-feira (29), quando mais de 300 voluntários são esperados para confeccionar, a partir das 22h, um tapete de 980 metros de extensão sobre a Rua do Rosário, desde e igreja matriz, que fica localizada na Praça dos Expedicionários, no bairro Angola, até a Igreja São Cristóvão, situada na Praça São Cristóvão, também no bairro Angola. 

Segundo o padre Renê Lopes, responsável pela São Francisco de Assis, durante os últimos dois fins de semana, os jovens da paróquia trabalharam arduamente para produzir a areia e a serragem, que possuem tinturas de cores variadas, que irão enfeitar o tapete que será confeccionado na Rua do Rosário ao longo do fim da noite de quarta (29) e a madrugada de quinta (30).

"Confeccionar o tapete para a procissão de Corpus Christi é uma forma demonstramos a nossa união, a nossa comunhão e, sobretudo, a nossa ligação com Cristo, que é a nossa razão da nossa fé", salientou o religioso. 

Pela manhã, às 8h de quinta (30), será celebrada a missa solene, e, logo em seguida, às 9h, os fiéis, conduzidos pelo Santíssimo Sacramento, participam de uma procissão pela Rua do Rosário, com parada na Igreja São Cristóvão, para a Bênção do Santíssimo, quando se encerram as celebrações do dia. 

Fé e solidariedade

Já na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Centro, as celebrações começam às 7h de quinta (30), com a Adoração ao Santíssimo. Depois, às 8h, os devotos participarão da celebração eucarística na matriz, com a Bênção do Santíssimo Sacramento, e com uma ação solidária "Mãos que Ofertam", em que o devotos são conclamados a doares alimentos não perecíveis, roupas e agasalhos aos mais necessitados. 

"Os alimentos serão doados para famílias que passam por necessidades e são ajudadas mensalmente pela paróquia. As roupas e agasalhos serão destinadas as pessoas em situação de rua. Com este gesto de solidariedade, vamos fazer um tapete lindo, com alimentos, roupas e agasalhos para as pessoas que estão passando por necessidade. Este é o nosso gesto concreto, a nossa contribuição como cristãos diante da necessidade do outro", salientou o padre Hélio Parreiras de Paula, responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo.