SEGURANÇA

Base da Guarda Municipal de Betim deve ser transferida para o prédio da Cia. 188, no Alterosas

Medida anunciada pela prefeitura ocorre após o governo do Estado sinalizar que a unidade sairá do prédio na avenida Campo de Ourique, nos próximos dias

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 28 de maio de 2024 | 18:04

 
 
A Companhia 188 da Polícia Militar fica localizada na avenida Campo de Ourique, 1.603, no Jardim Alterosas
A Companhia 188 da Polícia Militar fica localizada na avenida Campo de Ourique, 1.603, no Jardim Alterosas Foto: Josilene Vieira

Após o governo de Minas sinalizar pela retirada da 188ª Cia. da Polícia Militar do bairro Jardim Alterosas – informações extraoficiais dão conta de que a companhia passará a funcionar dentro do 66º Batalhão –, a prefeitura informou que estuda a possibilidade de utilizar o prédio público em que a unidade policial está há anos, na avenida Campos de Ourique, para abrigar a nova base da Guarda Municipal.

A saída da 188ª Cia. da PM do Alterosas voltou repercutir na Câmara Municipal, na reunião ordinária desta terça-feira (28), quando os vereadores Roberto da Quadra (União Brasil) e Gilson da Autoescola (PL) apresentaram requerimentos de urgência para tratar sobre o tema. 

Roberto da Quadra, que já havia promovido uma audiência pública para discutir a questão e, em parceria com a comunidade da região, coletou mais de 10 mil assinaturas contra o retirada da unidade policial da região, solicitou a realização de uma nova audiência para que comunidade e autoridades possam debater qual será a utilização do prédio público, após a saída da PM do local. 

O pedido pela audiência foi aprovado por unanimidade, e o debate está marcado para acontecer em 5 de junho, às 19h30, na Escola Municipal Isaura Coelho (rua Dom Afonso Henrique, 280, Jardim das Alterosas 1ª Seção). 

“Vou pedir ao prefeito Vittorio Medioli que aquele prédio seja ocupado pela Guarda Municipal, como ponto de apoio, ou que abrigue a administração regional. Mas, para isso, será preciso que o imóvel seja reformado, assim como já solicitei à prefeitura via requerimento. O prédio está insalubre, não tem como utilizá-lo da forma como ele está”, ponderou Roberto da Quadra em discurso na tribuna. 

Já Gilson da Autoescola (PL) solicitou que o imóvel público abrigue, assim como anunciado pela prefeitura, uma base de apoio da Guarda Municipal. Para o vereador, a força de segurança municipal “desempenha um papel vital na preservação da ordem pública, na proteção do patrimônio público e na promoção do bem-estar da comunidade”.

“O prédio fica em uma localização estratégica, de acesso rápido e fácil à diversos bairros e regiões de Betim, o que permitiria uma resposta mais ágil a situações de emergência em áreas críticas”, frisou o parlamentar. 

Sem resposta

A reportagem de O Tempo Betim entrou em contato com a assessoria da Polícia Militar de Minas Gerais para questionar sobre a saída da 188ª Cia. da região do Alterosas. Contudo, até o fechamento desta matéria, a corporação não havia dado retorno.