A fé católica expressada em um extenso tapete com formatos, cores e imagens sacras. Assim é a tradicional celebração de Corpus Christi, que, neste ano, se iniciou na noite da última quarta-feira (29), com a confecção do tapete de 980 metros de extensão sobre uma das principais vias de Betim, a Rua do Rosário. Mais de 300 pessoas, dentre elas voluntários, missionários, crianças, jovens e idosos, ajudaram na construção do tapete, que durou até a madrugada desta quinta (30).
A decoração com desenhos de santos e representações religiosas começou na igreja matriz de São Francisco de Assis, localizada na Praça dos Expedicionários, no bairro Angola, e finalizou na Igreja São Cristóvão, situada na mesma rua. Antes da procissão, milhares de fiéis assistiram a missa celebrada pelo padre Renê Lopes, quem resgatou a tradição do tapete de Corpus Christi na cidade.
Em seguida, o público lotou a Rua do Rosário cantando músicas religiosas, aplaudindo expressando a religiosidade, até o final do percurso. “Nós cristãos católicos acreditamos verdadeiramente que Cristo está presente na Eucaristia. Ir para rua e preparar o tapete para o santíssimo passar é manifestar a nossa fé. Cada mão que preparou o tapete por onde o santíssimo passou, são mãos que expressam a comunhão de todos aqueles que creem”, destacou o padre Renê.
As artes do tapete são confeccionadas de serragem, areia, folhas, flores, entre outros materiais, e representa o reconhecimento da santíssima eucaristia. Para a fé católica, a passagem pelo tapete tem um significado especial. O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote da igreja, e os fiéis só podem pisar nesses desenhos após a sua passagem. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um lindo tapete pelas ruas.
Celirma Quaresma participa todos os anos da programação de Corpus Christi, e sempre se emociona com as celebrações. “Esse tapete é realmente uma demonstração da nossa fé. Essa é uma festa muito antiga, e é a única vez que o santíssimo sai. A igreja está lotada de fiéis para expressarmos a nossa crença. Eu acho muito lindo. Sempre fico emocionada”, comentou a servidora pública.