FÉ E DEVOÇÃO

Confira a programação da festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Betim

Missas na paróquia no bairro Bom Retiro ocorrem sempre às 19h e, depois, ocorrem as apresentações musicais

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 16 de junho de 2024 | 12:08

 
 
A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro fica na Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Bom Retiro. A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro fica na Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Bom Retiro. Foto: Reprodução internet

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Betim, está em festa no mês da padroeira. 

Neste domingo (16), após a missa, haverá um lual católico com o Ministério Júbilo, além de uma apresentação de quadrilha - em todos os dias do festejo religioso, as celebrações eucarísticas acontecem a partir das 19h. 

No próximo fim de semana, na sexta-feira (16), a cantora Aline Nunes se apresenta, e, no sábado (22), será a vez da cantora Anna Karina e de uma apresentação de quadrilha com o EJC. No domingo (23), a programação terá show do cantor Fernando Fernandes.

No dia 27 de junho (quinta-feira), Dia da Padroeira, após a missa, às 19h, a festa se encerra com show do Ministério de Música Consagração. 

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro fica na Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Bom Retiro. 

Saiba mais

A devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou a ser propagada a partir do ano de 1870. A imagem da Virgem também recebe os títulos de Mãe de Deus da Paixão ou Virgem da Paixão, segundo o cristianismo oriental. 

O quadro, no estilo bizantino, no qual Maria segura o menino Jesus pelos braços, é a principal representação do ícone da Igreja Católica. De acordo com a tradição, o quadro foi trazido de Creta, na Grécia, por um negociante até Roma.

Há relatos de que esta seja uma das mais antigas representações de Nossa Senhora e que foi feita por São Lucas. No ano de 1866, o papa Pio IX, conferiu o ícone aos cuidados dos Missionários Redentoristas, segundo a Arquidiocese de Belo Horizonte. Atualmente, o quadro bizantino está na Igreja de Santo Afonso, em Roma, na Itália.

Na imagem, o menino Jesus estaria olhando para o Arcanjo Gabriel, que, do canto superior direito, segura a cruz e os pregos. Já no canto superior direito quem aparece é o Arcanjo Miguel, que segura a lança, coroa de espinhos e a esponja encharcada de vinho.

Com Laura Maria