RENOVÁVEL

Sistema de energia fotovoltaica na prefeitura irá economizar R$ 130 mil por mês ao município

As placas de captação de luz solar foram alocadas sobre o telhado do Centro Administrativo, cobrindo uma área de 5.500 metros quadrados

Por O TEMPO
Publicado em 24 de junho de 2024 | 20:02
 
 
Os equipamentos da usina foram acomodados em dois abrigos em alvenaria construídos no Centro Administrativo

A prefeitura acionou nesta segunda-feira (24) 2.237 painéis de energia fotovoltaica provenientes da luz solar. Os equipamentos vão alimentar o Centro Administrativo Papa João Paulo II e outros dez prédios públicos em outras regiões da cidade. A transição irá gerar uma economia mensal de R$ 130 mil aos cofres municipais.

As intervenções tiveram início em 2021 e foram coordenadas pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos). As placas foram alocadas sobre o telhado da prefeitura, cobrindo uma área de 5.500 metros quadrados, sendo o suficiente para atender toda a demanda mensal do Centro Administrativo. De acordo com a prefeitura, a instalação dos painéis foi realizada com recursos próprios, gerados a partir da economia após a substituição das lâmpadas incandescentes por luminárias de LED, feita pelo município em 99% do território de Betim.

O prefeito Vittorio Medioli explica os efeitos da economia gerada pelas placas. “Essa usina fotovoltaica foi resultado de um investimento de cerca de R$ 4 milhões, que foram economizador com a troca da iluminação pública. Esse sistema de placas fotovoltaicas é o maior já instalado por uma prefeitura. A economia de R$ 130 mil por mês será durante os próximos 20 anos, visto que a energia fotovoltaica é uma energia renovável de baixo custo. Então teremos uma economia de mais de R$ 1,5 milhão por ano, e atenderá todo o consumo da administração pública”, destacou Medioli.

Atualmente, o consumo apenas do prédio da prefeitura gira em torno de 70.000 kWh por mês, o que gera um custo de cerca de R$ 70 mil em energia. A usina solar produzirá ainda um excedente de aproximadamente 60.000 kWh/mês, o equivalente, conforme estatísticas da Cemig, ao consumido em 530 residências de baixa renda. 

Esse energia excedente será injetada na rede elétrica da própria Cemig e convertida em créditos para o consumo de energia em outros dez prédios da gestão municipal, que são localizadas em outras regiões da cidade.

Os equipamentos da usina foram acomodados em dois abrigos construídos em alvenaria no Centro Administrativo. Além disso, foram feitas modificações na subestação do prédio e também na subestação da Cemig para possibilitar a conexão entre os sistemas elétricos e a operação correta.

Outras inaugurações

O Centro Administrativo também inaugurou nesta segunda-feira (24) o novo espaço da Superintendência de Transportes e da Divisão de Patrimônio e Materiais. O espaço substitui o antigo local dentro da prefeitura que teve a estrutura afetada pelas fortes chuvas que atingiram o município em dezembro de 2023. A estrutura possui 450 metros quadrados.

“O espaço receberá importantes setores administrativos da Superintendência de Transportes, que ocupavam um galpão da prefeitura e foram realocados em outras divisões durante o período de construção. Agora, o novo local oferece mais comodidade e segurança aos servidores para execução das tarefas administrativas pertinentes aos setores”, explica a secretária adjunta de Administração, Marinésia Dias da Costa Makatsuru.

No local funcionará parte do administrativo da Divisão de Materiais e Patrimônio, da Superintendência de Transportes, que terá três salas, sendo uma para recepção/administrativo, uma para a equipe responsável pelo controle de contratos e outra para a coordenação.

E também irá acomodar a Divisão de Transporte da Saúde, com cinco salas, sendo uma destinada para o controle de frota, duas para a coordenação, um espaço para descanso dos motoristas e um almoxarife. 

A Divisão de Materiais e Patrimônio ocupará uma área dividida por divisória entre setor administrativo e outra dedicada ao armazenamento de itens como materiais de escritório e limpeza utilizados por diversas pastas e órgãos da administração municipal.  

As novas repartições foram equipadas com ar condicionado, acabamento em gesso e piso de porcelanato. O local possui ainda uma copa, um banheiro masculino e feminino para utilização dos colaboradores.