A Prefeitura de Betim assinou, nessa terça-feira (4), a ordem de início para realizar as primeiras intervenções para a construção de uma ponte para a transposição de veículos e pedestres no Riacho das Areias, na avenida Juiz Marco Túlio Isaac. A obra será erguida em frente ao encontro com a avenida Vasco Santiago, no Jardim das Alterosas 1ª Seção.
O empreendimento, segundo a prefeitura, visa ampliar a mobilidade urbana de toda a região, facilitando o acesso dos moradores ao centro da cidade. A previsão é que a ponte fique pronta em maio de 2025. Cerca de R$ 2,2 milhões de recursos do município serão investidos na obra.
Os projetos da obra incluem estudos hidrológicos, geotécnicos e de tráfego, que serão considerados no projeto final, levando em conta ainda possíveis adaptações da geometria da ponte, além de terraplenagem, dispositivos de drenagem, pavimentação, sinalização e iluminação em toda a travessia.
A nova ponte deve ter 13,20 m de largura e 18 m de comprimento, permitindo um vão livre de 17 m que possibilitará futuras intervenções para o alargamento do canal. A estrutura terá ainda duas faixas com retornos e acesso à Marco Túlio Isaac, em ambos os sentidos para quem sai da avenida Vasco Santiago. A travessia terá também passagens para pedestres em ambos os lados e preservação da faixa contínua da ciclovia.
“A construção de mais essa ponte na Marco Túlio Isaac vai trazer diversas possibilidades para o trânsito na região, encurtando distâncias para retorno e, principalmente, conectando a avenida sanitária Vasco Santiago, construída pela atual gestão, aos dois sentidos da própria Marco Túlio. É uma obra de infraestrutura que vem para ampliar a mobilidade urbana do município, dando mais fluidez ao trânsito nesse que é um dos maiores corredores viários de Betim”, explicou o presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), Wilton Magno Leite.