INOVAÇÃO DA ÉPOCA

Primeiro carro movido a etanol do mundo, o Fiat 147, completa 45 anos; veículo foi feito na cidade

Modelo foi fruto de estudos da engenharia automotiva, que buscava soluções mais sustentáveis de combustíveis

Por O TEMPO

Publicado em 10 de julho de 2024 | 11:02

 
 
Lançamento foi uma inovação no mercado automotivo da época Lançamento foi uma inovação no mercado automotivo da época Foto: Fiat/Divulgação

É de Betim o primeiro carro movido a etanol do mundo. Trata-se do Fiat 147, lançado oficialmente em 1976. Porém, o veículo foi alvo de estudos e pesquisas, e inovou ao ser o primeiro veículo a rodar com álcool, cujo lançamento ocorreu três anos mais tarde, em 1979. O feito completou, no último dia 5 de julho, 45 anos. À época, ele foi apelidado de "Cachacinha" devido ao odor característico exalado pelo escapamento. 

O veículo foi fabricado no Polo Automotivo de Betim e foi um marco para o mercado automotivo da época. No período, a engenharia brasileira intensificou o foco no desenvolvimento de tecnologias para veículos mais eficiente e menos poluentes. 

Para o vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul, Alexandre Aquino, além de ser um ícone que marcou a vida de muitos brasileiros, o o Fiat 147 entrou para a história da indústria automotiva por ser o primeiro veículo a etanol produzido em série.