É de Betim o primeiro carro movido a etanol do mundo. Trata-se do Fiat 147, lançado oficialmente em 1976. Porém, o veículo foi alvo de estudos e pesquisas, e inovou ao ser o primeiro veículo a rodar com álcool, cujo lançamento ocorreu três anos mais tarde, em 1979. O feito completou, no último dia 5 de julho, 45 anos. À época, ele foi apelidado de "Cachacinha" devido ao odor característico exalado pelo escapamento.
O veículo foi fabricado no Polo Automotivo de Betim e foi um marco para o mercado automotivo da época. No período, a engenharia brasileira intensificou o foco no desenvolvimento de tecnologias para veículos mais eficiente e menos poluentes.
Para o vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul, Alexandre Aquino, além de ser um ícone que marcou a vida de muitos brasileiros, o o Fiat 147 entrou para a história da indústria automotiva por ser o primeiro veículo a etanol produzido em série.
“Seu legado se estende até hoje com a tecnologia dos motores flex, que está presente na maioria da frota brasileira de veículos leves. O etanol se consolidou como protagonista no processo de descarbonização no país por ser um combustível extremamente eficiente em emissões quando considerado o ciclo de vida completo do automóvel”, destacou.
O Fiat 147 foi o primeiro modelo fabricado no polo automotivo de Betim, 1976. Para a época, ele trazia inovações como: motor em posição transversal, coluna de direção retrátil, pneus radiais, para-brisa de vidro laminado e o estepe dentro do compartimento do motor.
A história do Fiat 147 movido a etanol começou já em 1976, quando foram iniciadas as pesquisas e o desenvolvimento do motor. Com a primeira crise do petróleo, deflagrada em 1973, governos e fabricantes de automóveis do mundo todo, iniciaram a busca por soluções para reduzir o consumo de seus derivados, como a gasolina. No caso do Brasil, o Governo Federal instituiu em 1975 o programa ProÁlcool (Programa Nacional do Álcool) com incentivos para a produção do etanol a partir da cana-de-açucar.