A Transbetim está reforçando as sinalizações vertical (placas) e horizontal (pintura na pista) na avenida Bandeirantes para alertar os motoristas sobre a presença de fiscalização eletrônica de velocidade na via. O radar, que está em operação desde maio deste ano, começou a multar efetivamente quem trafega acima de 40 km/h em 11 de junho. Um mês depois, com as notificações e multas começando a chegar, alguns condutores passaram a contestar o limite estabelecido.
De acordo com o gerente de trânsito da Ecos/Transbetim, Vladimir Macedo, a velocidade máxima permitida na avenida sempre foi de 40 km/h. Ele ressalta também que, durante cerca de 30 dias, faixas afixadas na região informaram sobre o início da operação do equipamento. Inicialmente, as notificações foram apenas educativas, sem conversão em multas.
“Instalamos, nos dois últimos meses, sete novos radares de fiscalização de trânsito em pontos estratégicos, com base em informações de velocidade, volume de veículos, e, principalmente, acidentes”, ressaltou Macedo.
Segundo ele, o radar da Bandeirantes é o que vem gerando mais polêmica, por conta da tolerância máxima de 40 km/h. “Naquele trecho, o limite sempre foi esse. As pessoas é que passavam a uma velocidade acima da definida, e isso ocasionava um número muito grande de acidentes. Eu tenho dados desde 2021 de todos os principais trechos da cidade, e essas situações é que nos levaram a tomar algumas decisões. A gente trabalha com essa informação para tentar minimizar os riscos”, frisou o gerente de trânsito.
Atualmente, o município tem 15 radares em operação, sendo a maioria com limite de velocidade de 60 km/h. As exceções são o da avenida Bandeirantes; um da Marco Túlio, na região do Laranjeiras; e um da Fausto Ribeiro, em frente ao número 1280, no sentido Bandeirinhas. Nesses três pontos, os condutores não podem exceder os 40 km/h. Já na avenida Nova York, próximo à saída para a Via Expressa, um redutor eletrônico de velocidade flagra quem trafega acima de 30 km/h.
“Betim tem, hoje, uma frota de cerca de 210 mil veículos. Nossa média é de 8.900 acidentes por ano. Em alguns pontos onde a sinalização se mostra ineficaz, precisamos criar meios para segurar mais a velocidade e aumentar a segurança, principalmente dos pedestres. Temos feito isso com as sinalizações vertical e horizontal, mas onde elas deixam de funcionar, temos que adotar uma regra mais austera para tentar resolver o problema”, salienta Macedo.
A relação completa dos radares em operação na cidade está disponível no site da prefeitura, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro.