SEPA

Cão comunitário: iniciativa de amor e carinho fora de casa em Betim

Ação ajuda cães de rua em todas as regionais da cidade; Projeto incentiva protetores do município

Por Kemileyn Freire
Publicado em 28 de julho de 2024 | 09:00
 
 
Gabriela coleciona admiradores de quatro patas em sua rua, no Novo Horizonte

Já pensou que ajudar os animais de rua pode ser mais fácil do que você imagina? Foi implantado em Betim, em 2023, o projeto Cão Comunitário, a fim de incentivar a população a amparar e cuidar dos animais de rua, por meio de iniciativas e materiais disponibilizados pela Superintendência de Proteção Animal (Sepa), como castração, comedouro, bebedouro e vacinas.

De acordo com a superintendente da Sepa, Roberta Cabral, o projeto é voltado para os animais que, mesmo morando nas ruas, criam permanência fixa em uma rua, estabelecimento ou empresa, e recebem assistência da população local.

Antes de ser executada no município, a iniciativa foi apresentada ao Ministério Público, em junho de 2022, e recebeu o montante de R$ 37.400 para ser colocada em prática. Isso se deu em agosto de 2023, após um planejamento minucioso feito pela superintendência para que grande parte dos animais de rua e a média de 300 protetores fossem atendidos. A verba foi investida em vacinas, encoleiramento, castração e vermifugação dos cães.

De acordo com Roberta Cabral, atualmente, o projeto, que chegou a diversos protetores em todas as regionais do município, não está sendo mais realizado com o recurso do Ministério Público.

“Agora, nós encerramos o projeto com a ajuda do MP, mas vamos continuar dando assistência dentro das possibilidades da Sepa. Foi um projeto muito bom, que deve ser continuado. Pedimos que a população, ao ver um animal de rua que fica sempre no mesmo local, cuide dele e acione a superintendência. Nós iremos dar o apoio que pudermos com castração, vacinas e vermífugos”, destaca Roberta.

A protetora Gabriela Gonçalves, do Novo Horizonte, aderiu ao projeto no ano passado e hoje cuida de seis cachorros de rua com muito amor e carinho. Ela diz que, mesmo antes de fazer parte do projeto, já ajudava os cães da sua rua. “O projeto foi muito bom. Ele nos beneficiou com produtos e serviços que eu não teria condições de fornecer para esse animais, como comedouros e bebedouros, vacinas importadas para os animais, vermífugo e castração”, contou a auxiliar de serviços gerais.

“Caso um morador queira ajudar um cão comunitário, basta entrar em contato com a Sepa agendando sua castração pelo (31) 3593-8132 ou acionando, em caso de emergência e resgate, o WhatsApp (31) 99830-2954. Nós iremos até o local”, encerra a superintendente Roberta Cabral.