Uma cerimônia com a presença de autoridades marcou a inauguração da nova sede do 33º Batalhão de Polícia Militar, de Betim, na manhã desta quinta-feira (4). A unidade funcionará no antigo prédio da Secretaria Municipal de Educação, ao lado do Cetap, no bairro Angola. O imóvel foi cedido pela prefeitura à PM.
O espaço está na fase final de obras e a tropa será transferida para a nova sede em breve. Atualmente, o 33º BPM funciona em uma casa adaptada no bairro Horto.
“É um espaço em condições de oferecer trabalho com dignidade e estrutura adequada para o nosso policial se preparar pra exercer as funções de policial militar”, afirmou o comandante do 33º BPM, tenente-coronel José Sérgio Felício.
Inicialmente, a cerimônia contou com falas do prefeito de Betim, Vittorio Medioli, do Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, do comandante da 2ª Região de Polícia Militar - responsável pelo recobrimento de parte dos municípios da Região Metropolitana, incluindo Betim, coronel Wagner Alan de Mattos, do comandante do 33º, entre outros.
A abertura também contou com um momento ecumênico direcionado pelo pastor Rodinei Medeiros, da Igreja Batista da Lagoinha, e do padre Renê Lopes, pároco da Igreja São Francisco de Assis.
A nova sede funciona em uma área de 3.500 metros quadrados e conta com o diferencial de ter mais espaço e estrutura para as funções administrativas, as capacitações semanais e o treino físico, com academia e dojô para a prática de artes marciais.
“O 33º Batalhão de Polícia Militar tem uma existência de quase 26 anos e já almejava ter uma sede própria compatível com a importância que ele tem. E hoje se realiza esse sonho. Nós cedemos uma instalação muito bem localizada, na região central da cidade, e com estrutura gigantesca”, destacou o prefeito, Vittorio Medioli.
A unidade é responsável pelo recobrimento de 122 bairros da cidade, e conta com um efetivo de 278 militares.