A partir desta quinta-feira (4) estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a vacina contra o papilomavírus humano, o HPV. Podem receber o imunizante pessoas com idade entre 15 e 45 anos usuárias da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que protege contra uma possível exposição de risco ao vírus HIV. A iniciativa segue uma orientação do Ministério da Saúde.
De acordo com a prefeitura, o objetivo da medida é garantir mais proteção a esse público, que tem maior risco de adquirir o HPV, infecção sexualmente transmissível que está associada a vários tipos de câncer. O público pode procurar as UBSs do município de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Os usuários da PreP que ainda não foram imunizados contra o HPV ou estão com esquema vacinal incompleto devem receber três doses da vacina, sendo a segunda dose aplicada dois meses após a primeira e a terceira seis meses após a primeira. Para quem já completou a imunização, não é necessário receber nova dose.
A referência técnica do município sobre doenças infectocontagiosas, Júpiter Cruz, explica como a vacina ajuda os usuários da PrEP. “Para este público, a proteção adicional contra o papilomavírus reduz significativamente o risco de desenvolver neoplasias associadas ao HPV e outras complicações, como verrugas genitais. Além disso, a vacinação contra o HPV, em conjunto com o uso da PrEP, reforça a abordagem de prevenção combinada, na qual várias estratégias são usadas para diminuir o risco de infecções sexualmente transmissíveis. Essa combinação de métodos de prevenção oferece uma proteção mais abrangente, promovendo a saúde sexual e o bem-estar geral”, detalha a profissional.
Também fazem parte do público-alvo da vacinação contra o HPV as crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos; as pessoas imunocomprometidas de 9 a 45 anos; pessoas vivendo com HIV/Aids; pacientes oncológicos e transplantados; e as pessoas de 15 a 45 anos vítimas de violência sexual.
A PrEP consiste no uso de um medicamento anti-HIV de forma programada para evitar a infecção pelo vírus. A profilaxia está disponível para pessoas com idade a partir de 15 anos, sexualmente ativas e que apresentam contextos de risco aumentado de infecção pelo HIV.
O medicamento é encontrado gratuitamente pelo Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi). Atualmente, 204 usuários recebem a PreP pelo SUS Betim. Os interessados em conhecer e adquirir a PreP podem procurar o Sepadi pessoalmente.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Juiz Marco Túlio Isaac, 1500, Chácara. O telefone para contato é o (31) 3531-5533.