INTERCÂMBIO

Betinense ganha bolsa de estudos em universidade na China

Jovem de 25 anos ficará no país do leste asiático por dois anos

Por Sara Lira

Publicado em 18 de agosto de 2024 | 09:00

 
 
Sabrina Barcelos sempre gostou da cultura chinesa Sabrina Barcelos sempre gostou da cultura chinesa Foto: Arquivo pessoal

A bacharel em Relações Internacionais Sabrina Barcelos, de 25 anos, está de malas prontas para a China. A moradora de Betim ganhou uma bolsa de estudos para fazer mestrado em Política Chinesa e Diplomacia pela Fudan University, e irá para o país do leste asiático no próximo sábado (24). 

A jovem, que sempre estudou na escola pública e aprendeu mandarim por meio de cursos gratuitos de entidades chinesas, conta que sempre se interessou pela cultura chinesa. 

“Meu TCC foi sobre políticas públicas para erradicação da pobreza na China. Ainda na graduação descobri que algumas universidades chinesas oferecem bolsas integrais e decidi aplicar em cinco. Fui aprovada em todas, mas em duas delas com bolsa 100%”, explicou ela, que se formou no primeiro semestre na Universidade Federal de Pelotas (RS). 

Durante a gradução ela também desenvolveu outras atividades relacionadas à China, como participar do grupo de estudos sobre o país da Universidade de Brasília (DF).

Expectativa

O benefício inclui as taxas do mestrado, hospedagem, alimentação, seguro médico, e um valor mensal para custos pessoais.

Além disso, a universidade também irá conceder um curso de mandarim. "É uma lingua difícil porque eles nao usam alfabeto romano e possuem uma estrutura gramatical diferente. Eu aprendi muito básico, mas vou aprofundar lá", disse.

No total, ela ficará na China por dois anos. “É uma excelente oportunidade porque a China está cada vez mais em destaque no cenário mundial. Estou muito animada”, relatou.