AMICÃO

Sepa promove dia de adoção especial com cães da raça pit-bull neste sábado (24)

Evento na sede Superintendência de Proteção e Defesa Animal (Sepa), na rua do Rosário, número 1.840, no bairro Angola, das 9h às 13h.

Por Lisley Alvarenga
Publicado em 23 de agosto de 2024 | 09:00
 
 
Evento foi marcado especialmente para a adoção de pitbulls

Embora sejam rotulados como violões, os pit-bulls podem ser extremamente afetuosos e carinhosos com os seres humanos. Especialistas defendem que o comportamento desses animais é moldado, na verdade, pela criação e pelo treinamento que recebem. Com o intuito de tentar ressignificar esse olhar estereotipado da raça, a Superintendência de Proteção Animal de Betim (Sepa), decidiu promover, neste sábado (24), um evento especial para a adoção da raça. Ao todo, dez cães estarão disponíveis para encontrar uma nova família na ação, que ocorre na sede da Sepa localizada na rua do Rosário, nº 1.840, no bairro Angola, das 9h às 13h. A entrada é franca. 

Veterinária da Sepa, Camila Lopes Tavares explica que os pit-bulls têm como principais características a força física e a lealdade e que, por isso, é extremamente importante eles serem cuidados e treinados em um ambiente afetuoso. Segundo a especialista, é um mito afirmar que todos os cães desta raça são perigosos. 

“Ao receber uma rotina de treinamentos, serem bem tratados e socializarem com seres humanos e outros animais, os pit-bulls terão o comportamento tão dócil e amável como qualquer outra raça de cão. Eles não são violões, mas, sim vítimas de uma má reputação, que é alimentada por casos isolados que são veiculados nas mídias. Cães de qualquer raça podem se tornar agressivos, caso sejam vítimas de maltratos ou negligência”, esclareceu a veterinária da Sepa. 

Serviço

O animais disponíveis para a adoção do evento foram vermifugados, e os adultos foram castrados e microchipados. Já os filhotes serão castrados pela Sepa assim que atingirem a idade e o peso adequados para o procedimento, informou a superintendência. Para adotar qualquer cão no evento, é necessário ser maior de 18 anos, apresentar xerox do RG e comprovante de residência, além de assinar um termo de responsabilidade.