No mês de setembro o projeto Pequenos Defensores, da Defesa Civil de Betim, iniciou mais uma turma. A iniciativa permite que crianças e adolescentes aprendam a identificar situações de risco para que possam replicar o conhecimento com familiares em casa.
As atividades começaram no dia 2 na unidade Filhote, do Salão do Encontro, no bairro Laranjeiras, e são realizadas em parceria com a Superintendência Municipal de Defesa Civil e o Salão do Encontro.
No total, 109 alunos matriculados terão aulas até o dia 30. Depois, participarão de uma formatura e receberão certificado de conclusão.
O projeto já formou 261 alunos desde o início das atividades, em 2022. Uma vez por semana, crianças entre 6 e 13 anos de escolas da rede municipal de ensino, que estudam na Escola Complementar - um programa de educação do Salão do Encontro que oferece para crianças e adolescentes atividades no período de contraturno -, têm aulas sobre percepção de risco, brincadeiras perigosas, auto proteção e auto salvamento, ministradas pela equipe da Defesa Civil.
O intuito é que as crianças se tornem multiplicadoras de boas práticas, e saiam cidadãos mais conscientes dos riscos que podem as cercar.