Empresários e moradores de Betim poderão conhecer, nesta quinta-feira (26 de setembro), o projeto do Rodoanel Municipal, a ser construído com o traçado proposto em alternativa ao rodoanel estadual, cujo projeto foi rechaçado pelos municípios de Betim e Contagem. A apresentação será feita pela prefeitura, a partir das 11h, no auditório Ady Rosa de Freitas, do Centro Administrativo (rua Pará de Minas, nº 640, no Centro).
Com um investimento estimado em R$ 380 milhões, sendo R$ 100 milhões advindos de contrapartidas e R$ 280 milhões de financiamentos, o projeto prevê uma via com 28,4 km percorridos dentro do município, sem a cobrança de pedágios para qualquer tipo de veículo.
A obra será dividida em quatro trechos principais. O primeiro deles terá 6,1 km, entre a divisa com Sarzedo até o entroncamento com a BR-381. O segundo, com 4,8 km, segue em direção à BR-262, passando pelo Parque Industrial de Betim, onde 1,75 km do que será trecho do rodoanel já estão pavimentados. O terceiro trecho parte da BR-262 e segue por 12,1 km em direção à interseção com a Via Icaivera. Por fim, o quarto trecho, de 5,3 km, coincide com o traçado da Via Icaivera, e terá mais uma faixa adicionada em cada sentido, além das duas faixas abertas, nas quais 1,16 km já estão pavimentadas.
Conforme a prefeitura, a rodovia promoverá a interseção com Contagem, próximo ao bairro Icaivera, à extensão da Via Expressa - em construção no município por iniciativa da gestão municipal -, promovendo mais facilidade de acesso tanto à Ribeirão das Neves, pela BR-040, no eixo Norte, quanto à Nova Lima, na altura do bairro Jardim Canadá, pelo eixo Sul, interligando, com alças de acesso, as rodovias federais 040, 381 e 262.
A rodovia, ainda segundo o município, vai contribuir para liberar o trânsito pesado da Via Expressa e do Anel Rodoviário de Belo Horizonte.
O município garantiu também que o traçado proposto para o rodoanel betinense não afetará áreas densamente urbanizadas, o que diminuirá o custo com desapropriações em R$ 2,2 bilhões, em relação ao traçado do Estado.
"O projeto preserva áreas verdes e as empresas instaladas no entorno da cidade. Os estudos realizados pelo município para a definição do traçado incluíram diversas análises técnicas, como topografia, transposição de barreiras físicas e naturais, como linhas férreas e cursos d’água, indenizações por desapropriações, licenciamentos ambientais e a busca por parcerias para viabilizar o projeto", informou a nota da prefeitura.