A WEG, multinacional especializada na fabricação e na comercialização de motores elétricos, transformadores, geradores e tintas, anunciou que vai investir cerca de R$ 370 milhões na fábrica em Betim. O montante será utilizado para ampliar em quase 24 mil m² a fábrica na cidade, instalada na antiga fábrica da Toshiba, às margens da BR-262, que passará a ter 75 mil m² de área construída após o fim das intervenções, previstas para ocorrerem no segundo semestre de 2026.
"Estamos intensificando nossos investimentos para acompanhar o aumento expressivo na demanda por soluções em Transmissão e Distribuição. Com a transição energética e o crescimento em eletrificação, há uma necessidade crescente por transformadores e produtos digitais que otimizem as redes elétricas," explicou diretor superintendente de T&D da WEG, Carlos Diether Prinz.
Em operação na cidade desde 2020, a unidade da WEG às margens da BR–262 é uma das mais modernas plantas fabris do Brasil para transformadores de alta tensão, voltados, principalmente, para projetos e grandes linhas de transmissão. A planta tem capacidade para fabricar equipamentos de até 800 kV.
Em abril de 2021, a WEG inaugurou outra fábrica em Betim, voltada para a produção de eletrocentros – salas ou casas elétricas construídas em estruturas metálicas compactas e projetadas sob medida para atender às diversas necessidades dos clientes para geração solar e industrial. A unidade fica em uma área construída de 5.000 m², no Cidade Verde, e é a segunda planta desse segmento da gigante industrial no país.