EDUCAÇÃO CRIATIVA

Projeto incentiva o ensino de inglês na Escola Estadual Amélia Santana

Final da edição deste ano deve reunir mais de 2 mil pessoas para conhecer os vencedores da competição

Por Marcio Antunes

Publicado em 04 de setembro de 2024 | 15:40

 
 
A disputa chegará ao final com a entrega de 4 das 25 tarefas da competição escolar no próximo dia 14 A disputa chegará ao final com a entrega de 4 das 25 tarefas da competição escolar no próximo dia 14 Foto: Jardel Pedrosa / Divulgação

A Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, no bairro Guarujá, será palco da grande final da 14ª edição do Clip Project, um gincana que mistura cultura e ensino de língua inglesa, no próximo dia 14.  Idealizado pelo professor de inglês Jardel Pedrosa, o projeto tem como objetivo principal estimular o aprendizado da língua inglesa de maneira criativa e inclusiva, envolvendo cerca de 400 alunos das 11 turmas do terceiro ano do ensino médio.

Por conta do projeto, o educador foi premiado com o título de Melhor Professor do Brasil 2023,  e foi o caráter inclusivo que motivou o reconhecimento. “No cartaz que fizemos para divulgar nosso trabalho, temos um aluno de cada turma participante, representando a diversidade de corpos, etnias e orientações. Além de estimular a prática da língua inglesa”.  

A final, que tem previsão de reunir aproximadamente 2 mil pessoas, incluindo estudantes, professores, familiares e membros da comunidade, começará às 12h30, com a abertura dos portões.

A programação  inclui a apresentação e avaliação das quatro últimas das 25 tarefas que os alunos vêm disputando desde o final de junho. São elas: exposição de murais temáticos, apresentações de dança, confecção de troféu e a revelação dos resultados da votação dos jurados e da participação popular, avaliando os clipes produzidos pelos alunos, que acumulam pontos com cada mil visualizações na internet. Os jurados deste ano, doze ao todo, são ex-alunos e ex-vencedores do projeto.

A abertura oficial do evento contará com momento solene, seguidos por uma apresentação de dança em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com participação de duas alunas de cada turma. Em seguida, dois alunos de cada turma apresentarão uma dança em referência ao Dia Internacional do Trabalho. A programação se encerra com a tradicional CUP Song, uma performance coletiva em que os 400 alunos participantes utilizam copos e o próprio corpo para criar sons musicais.

Jardel Pedrosa explicou que o projeto tem como objetivos principais ensinar a língua inglesa de forma criativa, incorporar o uso de novas tecnologias e mídias, desenvolver habilidades em dança, artes e música, além de promover a interação dos alunos com conteúdos de outras disciplinas. “Com o projeto, trabalhamos diversas vertentes artísticas, como o movimento do corpo, mas também abordamos o lado positivo e saudável da tecnologia, ensinando o respeito à diversidade e em defesa das minorias.


O PROJETO  

O Clip Project, que este ano tem como tema o American Calendar, propõe uma comparação entre os feriados dos Estados Unidos e do Brasil, abordando não apenas aspectos culturais, mas também desenvolvendo habilidades como dança, artes visuais e música entre os estudantes. O projeto, que já foi premiado nacionalmente, serve também como uma preparação para o mercado de trabalho, ao explorar questões como liderança, criatividade e trabalho em equipe.

Além do caráter educativo, o Clip Project reforça o papel da escola pública na formação de jovens cidadãos. Segundo o professor Jardel Pedrosa, o projeto é uma prova de que a educação pública pode ser eficiente e transformadora quando há o envolvimento de toda a comunidade escolar. Todos os materiais necessários para a realização das atividades são custeados pela escola, e os vencedores, além de receberem títulos, ganham pontos extras em várias disciplinas. Os três primeiros colocados de cada categoria ganharão premiação como pontuação extra nas disciplinas.